sábado, 22 de setembro de 2012

Estragos da tempestade em Cabo Frio




                                              cone de tornado

                                                   nuvem sobre a praia




                                                   os estragos depois



caminhão tombou com ventos de 100km/h



                                                         coqueiros arrancados














Fotos: Marcos Homem,  Renata Cristiane, Revista Cabo Frio, Clébio de Holanda e Monica Indergand

Texto: Renata Cristiane

No fim da tarde dessa sexta-feira uma tempestade caiu na Região dos Lagos afetando várias cidades dentre elas, Cabo Frio, onde estima-se que os ventos atingiram velocidade acima de 100 km/h.

Depois de chuvas fortes que durarem pouco mais de 30, vieram os estragos. Cidade toda  ficou sem energia elétrica. Semáforos destruídos em vários locais; placas e letreiros publicitários desabaram; telhados e marquises de estabelecimentos comerciais foram ao chão. Diversas lojas e casas foram alagadas pelas chuva que vinha de todas as direções.Pelo menos 16 ruas foram interditadas, na maioria (13), por causa de queda de árvores como no estacionamento do mercado Só Ofertas, da Rua Sergipe e da Henrique Terra, ao lado do orto municipal. Quatro casas foram destelhadas desabrigando mais de 40 pessoas, segundo coordenador da defesa Civil, Gilson da Costa. Vários muros desmoronaram como no depósito Municipal de Carros e do Clube Costa Azul.
A avenida Julia Kubitschek ficou alagada nos arredores da rodoviária dificultando o acesso ao Centro. Não há informações de feridos.


As secretaria de Assistência Social, Defesa Civil, Serviços Públicos e Secaf estão com aproximadamente 600 servidores nas ruas auxiliando a população, segundo Eduardo Leal, secretário de serviços Públicos.

- Assim que a tempestade parou saímos para ruas para desobstruir a passagem das vias interditadas, removemos as maiores árvores e hoje vamos cuidar da limpeza da cidade para que ela volte a rotina - destacou.

O secretário Gilson da Costa, responsável pela Defesa Civil também alerta os comerciantes a analisarem as marquises e letreiros das lojas, os maiores prejudicados com a chuva de ventos.   

- Importante que cada comerciante esteja atento às condições de suas marquises e letreiros. Caso estejam apresentando risco, ele deve providenciar a remoção ou solicitar o apoio da DC.

Os estragos atingiram até mesmo a sede da Guarda Municipal, onde fica a Defesa Civil. Mais uma vez a ventania destelhou a casa afetando a comunicação através do 199. O telefone que deve ser usado em caso de emergência ou orientação deve ser 153. Desabrigados e desalojados devem buscar apoio no CRAS mais perto de sua residência. 

Previsão de chuvas ainda hoje:

O clima deve permanecer instável até domingo, segundo Clima Tempo e CPETC. Podem ocorrer pancadas de chuvas a qualquer momento do dia e da noite desse sábado (22). A probabilidade de chuva  é superior a 70%. Nesse momento (9:40h), o céu está totalmente encoberto, mas não chove, mas venta bastante. O vento é sudoeste moderado com rajadas. As temperatura variando entre mínima de 18ºC e máxima de 24ºC.

Somente no domingo o tempo deve melhorar e sol deverá reaparecer.


http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/292/cabofrio-rj

http://www.cptec.inpe.br/cidades/tempo/1059



-----------------------------------------------------------------------------------------------

Ventos em Cabo Frio, RJ, chegam a 100 km/h



Reportagem da INTERTV

Fonte: G1.com.br/intertv


Uma tempestade atingiu a Região dos Lagos no fim da tarde desta sexta-feira (21). Em Araruama, houve desabamento parcial de sete casas em diferentes bairros. Ainda não há notícias sobre feridos.

A Defesa Civil do município de Cabo Frio ainda não divulgou balanço do número de imóveis afetados com o temporal. A Secretaria de Assistência Social informou que chega a 37 o número de desabrigados. O total de desalojados ainda não foi divulgado. As pessoas estão sendo encaminhadas para escolas da cidade e para os CRAS (Centros Regionais de Assistência Social).

O vento forte , segundo a Defesa Civil ultrapassou os 55 quilômetros por hora e, junto com a chuva, arrastou o trailer da Polícia Militar no Centro. Todas as árvores da principal praça da cidade, a Praça Porto Rocha, foram arrancadas.

Um caminhão tombou na Marina de Cabo Frio. A JSL, operadora logística responsável pelo veículo, informou que o motorista e o ajudante não estavam no veículo no momento do incidente e ninguém ficou ferido. Uma equipe da companhia está se dirigindo ao local para providenciar a retirada do caminhão, que será realizada logo que a chuva amenizar.

40 desabrigados e sete desalojados em Araruama

Em Araruama, hၠregistros de quedas de árvores em vários bairros e destelhamento de casas. O coordenador da Defesa Civil do município, coronel Carlos Alexandre, informou à equipe do G1que 40 pessoas estão desabrigadas e 7 desalojadas no município. Também segundo a Defesa Civil, sete casas sofreram desabamentos parciais em bairros distintos do município.

Desabrigados em São Pedro / Intertv RJ
A dificuldade de comunicação entre as equipes da Defesa Civil e Bombeiros neste momento dificulta a apuração exata dos locais onde aconteceram os incidentes.

As secretarias de ação social e saúde já estão preparando abrigo na Escola Municipal André Gomes dos Santos, no bairro Areal, para todos que não conseguirem retornar para suas casas. 

O forte temporal atingiu também as cidades de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Búzios.

Postes arrancados em São Pedro da Aldeia

No município de São Pedro da Aldeia, o temporal arrancou postes de energia elétrica e árvores. Muitos moradores deixaram suas casas com medo de desabamentos. Alguns entraram em pânico. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão no local.



Sete desalojados em Arraial do Cabo



Segundo informações da Defesa Civil do município de Arraial do Cabo, sete pessoas estão desalojadas até o momento. Várias casas foram destelhadas, mas não há informações sobre feridos.

5 comentários:

  1. Bom Dia ! Renata, parabéns pela matéria !
    A Revista Cabo Frio agradece pelo Crédito !

    Sucesso !

    ResponderExcluir
  2. O muro do depósito público caiu em cima do carro do meu amigo, e a prefeitura disse q não pode fazer nada quanto ao prejuízo dele, um absurdo

    ResponderExcluir
  3. Renata, bom dia e parabéns pela ótima matéria, caso interessa, na pagina do meu filho tem outras imagens da destruição causada pela tempestade. (face book horyon caldas)., queria também comunicar sobre a foto 2 desta pagina, ela foi tirada em 03/01/2006, caso queira confirmar, estou mandando o link da foto
    http://www.flickr.com/photos/barcellos/94621026/

    ResponderExcluir
  4. ISSO FOI O QUE NOS ACONTECEU NA ULTIMA SEXTA FEIRA 21/09

    ResponderExcluir
  5. Renata, boa noite, em maio de 1987, cabo frio sobreu uma tempestade quase igual a do dia 21/09/2012. só que eu não consigo materia sobre esse ano. por acaso você pode me ajudar e me informar aonde consigo algo sobre este ano?
    com tudo obrigado

    ResponderExcluir