![]() |
Carlos Minc está hoje em São Pedro/ Divulgação |
Começa nesta segunda-feira, dia 16, o levantamento de campo do Inventário Florestal Nacional do Rio. Durante 40 dias, uma equipe de técnicos vai percorrer os dez municípios da Região dos Lagos (Baixada Litorânea) para identificar os remanescentes de Mata Atlântica e vegetação de restinga no litoral que vai de Saquarema a Casimiro de Abreu, passando por Cabo Frio e Búzios.
Nesta manhã, o secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, está em São Pedro da Aldeia para a assinatura do decreto de criação do Parque Natural Municipal de São Pedro da Aldeia, que vai preservar resquícios de Mata Atlântica numa área de 268 mil metros quadrados. O parque engloba os morros dos Milagres e do Frade. Os técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que vão trabalhar no inventário já vão a campo com imagens de satélite que identificam as áreas de mata. O objetivo do trabalho, recomendado pelo Ministério do Meio Ambiente, é ter um estudo das áreas que ainda estão com cobertura florestal para evitar a sua destruição, principalmente pela especulação imobiliária.
Ao todo, 283 pontos do Rio de Janeiro serão visitados, principalmente as regiões de restingas, manguezais e demais formações florestais. Também serão coletados materiais botânicos (folhas, frutos e flores) e amostras de solo. O trabalho será feito por 15 engenheiros florestais, biólogos e técnicos ambientais. Os especialistas também farão um levantamento socioambiental com moradores, ambientalistas e proprietários rurais, para identificar como utilizam florestas, restingas e seus recursos.
- Os técnicos também vão fazer o levantamento completo da fauna e da flora, buscando, inclusive, identificar as espécies endêmicas (que só há em determinados locais). É um trabalho bastante abrangente. Só é possível preservar o que se conhece. O inventário poderá levar o estado ou os municípios a criarem novas áreas de conservação, como essa de São Pedro da Aldeia - disse o secretário-executivo do Consórcio Ambiental Lagos-São João, Mário Flávio Moreira.
O novo parque vai abrigar espaços para visitação pública e prática de esportes radicais, entre outras atividades. Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Adriana Saad, após a assinatura do decreto, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e o prefeito Cláudio Chumbinho vão se encontrar com os pescadores que vão reflorestar a Ilha dos Macacos, na Lagoa de Araruama.
Para o prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, a criação do Parque Natural Municipal de São Pedro da Aldeia é muito importante. "É uma alegria esse acontecimento para nossa cidade. Temos que preservar as belezas naturais de nossa terra e esse decreto garante isso", disse Chumbinho.
Fonte: Jornal O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário