ARRAIAL DO CABO (RJ) – Tendo em vista o aumento do fluxo de turistas durante o carnaval em Arraial do Cabo, a Secretaria Municipal de Saúde preparou um esquema de plantão para atender essa demanda, que começa nesta sexta-feira (17).
De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Pinheiro, a estimativa de atendimento neste período deverá alcançar a marca de 300 a 350 pacientes/dia, e todo o planejamento que está sendo feito é para dar ao paciente maior comodidade e tratamento adequado com Salas de Repouso, Hidratação, Semi Intensivo, Curativos, RX e laboratório funcionando 24h.
Segundo Sérgio Pinheiro, os fatores que contribuem para aumentar número de atendimento no Hospital Geral de Arraial do Cabo (HGAC) no período de carnaval são os seguintes: Acidentes com veículos (carro e motos) relacionados à negligência e abuso excessivo de ingestão de bebidas alcoólicas; processos alérgicos, intoxicações, vômitos e diarréias devido à ingestão alimentar inadequada ou mal cozida; distúrbios da pressão arterial, devido ao clima e abuso no excesso de sal; queimaduras diversas, devido à exposição excessiva ao sol, principalmente em crianças; doenças específicas e oportunistas de verão como dengue e conjuntivite.
– Para atender a demanda estamos reunindo todo o contingente da Secretaria visando o atendimento no Hospital e Postos de Saúde. Nós queremos oferecer um suporte técnico necessário que atenda a toda população – disse o secretário.
A Secretaria Municipal de Saúde montou uma equipe médica composta com quatro médicos socorristas, que irão atender no Posto de Saúde do hospital, além do apoio de acadêmicos de medicina, enfermeiros e técnicos de enfermagem e o apoio de Exames de Imagens e Laboratorial. Também vai contar com seis viaturas, sendo uma ambulância de UTI, duas no HGAC para o atendimento no centro da cidade e mais duas para atender os distritos de Monte Alto, Figueira e Pernambuca, além de uma ambulância que ficará de stand by para qualquer emergência.
A Secretaria de Saúde vai disponibilizar uma equipe de base composta por Socorristas Junior, Técnicos de Enfermagem (estudantes), Supervisor Socorrista e Supervisor Enfermeiro. Com um total de trinta pessoas envolvidas na atividade, essa equipe será para o atendimento e apoio no acolhimento dos pacientes externos encaminhamentos para o HGAC e distribuições de materiais de divulgação e preservativos para os foliões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário