quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Marinha emite alerta de ressaca para litoral fluminense


Texto e fotos Ana Lúcia de Oliveira

A Marinha do Brasil emitiu alerta, na manhã desta quarta-feira (25), para a chegada de ressaca em todo o litoral do Estado do Rio de Janeiro. A previsão é que a qualquer momento, a maré fique mais revolta, podendo as ondas chegar entre três e quatro metros de altura. Até às 10h da manhã desta quarta-feira, o mar na Praia do Peró, em Cabo Frio, estava calmo, mas o vento sudoeste dava sinais do mau tempo que se instalou sobre a Região dos Lagos.

De acordo com as informações da Estação Costeira Atalaia, as rajadas do vento sudoeste podem atingir 68 quilômetros por hora. A orientação é que os pescadores que estiverem em alto mar retornem para o porto e os que ainda não saíram do continente permaneçam em terra. Além da ventania e do mar ressacado, a temperatura também caiu. A mínima prevista para hoje é de 17ºC e a máxima de 24ºC. Mas, devido ao vento, a sensação térmica pode ser ainda mais baixa.

O comandante do 18º Grupamento de Bombeiros Militar de Cabo Frio, tenente-coronel, Rodrigo Bastos, com o alerta, os guarda-vidas que atuam na área que o quartel atende estão em alerta. "Já avisamos a todos os profissionais que estão na orla, para que fiquem atentos. Orientamos os pescadores e também surfistas que tenham muito cuidado, porque o vento e a maré pode jogar quem está na água contra as pedras, colocando em risco a vida do banhista, surfista ou pescador que se arriscar", alertou o comandante.

A previsão do tempo, de acordo com o Instituto Climatempo é que o tempo permaneça instável até sexta-feira, quando a chuva deve passar e o vento diminuir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário