segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Guarda Vidas fazem limpeza no mar de Búzios




Baterias de barcos, tênis, sapatos, roupas, absorventes, pneus, latas, garrafas pet e de vidro, e até uma grelha de churrasco. Estes foram alguns dos objetos que dezesseis guarda-vidas de Búzios retiraram do fundo do mar de Búzios na última semana, na praia do Canto e da Armação. 
A ação se repete há vários anos e tem como objetivo remover a maior quantidade possível de resíduos do meio marinho nas praias buzianas, uma tentativa de sensibilizar a população para a necessidade da limpeza do mar e para os efeitos nefastos da poluição marítima.
Segundo oceanógrafos da UFF que acompanham o resultado dessas limpezas na região, muita gente vê o fundo do mar como um depósito de lixo. E essa visão tem que ser mudada. O lixo causa diversos problemas à saúde dos banhistas e até morte da fauna marinha, como sufocamento de corais, por exemplo. Dentro desta ótica, a iniciativa da GV de Búzios pretende não só retirar o maior número possível de lixo do mar, como também alertar para os riscos do material coletado.
- A ideia é recolher o lixo espalhado no mar e nas praias de Búzios como forma de alerta à população para o problema do lixo marinho. Durante a ação, alguns animais presos em objetos tirados do fundo foram libertados e devolvidos ao seu habitat, entre eles, ouriços e estrelas-do-mar. Além do perigo de ficarem presos nos resíduos, esses e outros animais marinhos correm o risco de confundir lixo tóxico com alimento, colocando em risco a sua sobrevivência – disse Fabio Faria, gerente administrativo da Guarda Vida.
Para a realização da limpeza foi utilizada a metodologia sugerida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), com todos os equipamentos básicos que asseguram a integridade dos mergulhadores da GV envolvidos na coleta. A operação também incluiu equipamentos destinados à remoção e armazenamento dos itens como embarcações de apoio, cabos, boias, sacos-rede, e câmeras de filmagem e fotografia para registro de imagens e informações.
Moradores e turistas que presenciaram a limpeza ficaram sensibilizados com quantidade do lixo marinho e chamaram a atenção para a necessidade de campanhas de conscientização ambiental em Búzios. Alguns turistas chegaram a comentar as multas que começaram a ser aplicadas este mês aos sugismundus, no Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário