segunda-feira, 29 de julho de 2013

Tudo pronto para Festa de Sant'Anna em Búzios



A Padroeira de Armação dos Búzios, Nossa Senhora de Sant’Anna, terá sua tradicional homenagem, uma festa que dura cerca de uma semana, transferida para o período que vai de 1º e 10 de agosto. O adiamento se deve à visita do Papa Francisco ao Brasil para a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A festa em acontece desde 1740 e é a maior e mais importante manifestação de fé e cultura de Búzios. Segundo a crença do povo nativo, a imagem de Sant’Anna teria sido encontrada no mar por pescadores e desde então nunca mais faltou peixe para a população. A capela foi construída pelos portugueses em 1743.

Durante os dias de festividade em homenagem a Sant’Anna, ocorrerão diversas atividades religiosas na Cidade, como Reza do Terço e procissão, além de shows de MPB, recreação infantil e queima de fogos. Fiéis de todas as partes do país comemoram simultaneamente a devoção a Nossa Senhora de Sant’Anna nesse período, que coincide com as férias escolares. A imagem da Santa original sairá em Procissão pelas ruas de Búzios na quinta-feira, 1º de agosto, partindo da Igreja de Sant’Anna, na praia dos Ossos, as 18h00 e percorrendo as principais ruas do Centro. No mesmo dia, a Secretaria de Saúde estará com uma tenda na Praça Santos Dumont oferecendo serviços a população, como aferição da pressão arterial, glicose e testes para detectar hepatite C.

Na sexta-feira, dia 2 de agosto, haverá visita da Folia de Reis, às 21h30, apresentação de documentários do projeto ‘Búzios Antigo’, às 21h45, retreta com a Banda Sociedade Santa Helena, às 22h, e show de MPB, às 23h. A festa continua no dia 3 de agosto, com tarde infantil a partir de meio-dia. As atividades incluem apresentação da Cia Cultural Bola de Meia e CircoLo da Criação, e distribuição de lanche para as crianças, com oferecimento de cachorro-quente, algodão doce, pipoca e brincadeiras com pula pula. A partir das 17h, será realizada retreta com a Banda Sociedade Musical Santa Helena, saindo da Rua Brava. Já às 19h30, acontece visita da Bandeira do Divino, seguida por apresentação do Grupo Folclórico de Sant’Anna e Santo Antônio, às 21h. A programação do dia termina com show de MPB, a partir das 21h30.

No dia 4 de agosto, domingo, às 6h, haverá alvorada saindo do Centro, com Banda Musical Santa Helena e fogos. Às 7h, café comunitário no morro da igreja, às 10h30, santa missa solene, às 11h30, solenidade das bandeiras, e às 18h, procissão solene. À noite, a partir das 20h30, a população será brindada com show de música católica, seguida por apresentação dos Novos Festeiros às 23h30, e tradicional queima de fogos, à meia-noite. A homenagem à Sant’Anna se encerra no dia 10 de agosto com a tradicional Arrancada do Mastro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário