A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio e a Polícia Militar estão juntas na luta contra as drogas e promoveram nesta sexta-feira, 5 de julho, mais uma cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas(PROERD) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro que acontece em parceria com as secretarias municipais de Educação de todos os Estados do Brasil.
Em Cabo Frio, nesta turma, foram ao todo 314 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, de quatro escolas da rede municipal de Ensino que participaram do programa. Durante o primeiro semestre deste ano, os alunos aprendem a reconhecer situações que possam comprometer a segurança e a saúde, além de receberem noções de como proceder corretamente em situações de emergência. Porém, o foco principal do PROERD é orientar os jovens a dizer não às drogas.
De caráter social e preventivo, o PROERD é aplicado por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. Acontece uma vez por semana, em sala de aula, durante três a quatro meses, em média, com a presença do professor da turma. Os alunos recebem um livro do “Estudante PROERD”, em que os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, com atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que as crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.
A cerimônia de entrega de diplomas estava lotada. Além dos formandos, vários pais foram prestigiar o evento, além da secretária de Educação, professora Elenice Martins, da subsecretaria, professora Celma Rosa e da equipe do Departamento de Apoio ao Educando (DEPAE), que é responsável pela parceria. Todos aplaudiram e parabenizaram bastante o programa. Alguns pais relataram mudanças positivas no comportamento dos filhos depois de participarem do PROERD.
– Meu filho saía da escola comentando tudo que aprendeu durante o programa, inclusive conversando com colegas e primos sobre a importância da prevenção e de se afastar das drogas – conta Vanda Lúcia, mãe do aluno Aryson de Oliveira, da Escola Municipal Antônio da Cunha Azevedo, no bairro Passagem. Ela relata que se sente aliviada e segura em saber que Aryson já obteve orientações corretas sobre o assunto.
– Eu, infelizmente, já presenciei caso na família de vício e sei o quanto é sofrido lutar contra o mal, que é a droga –diz Vanda.
Já para o aluno Renan Mendes, de 11 anos, da Escola Municipal Antônio da Cunha Azevedo, fica agora o compromisso e a responsabilidade de passar as orientações adiante.
– Converso sempre com meus amigos sobre não usar drogas, bebidas alcoólicas e cigarros. Eu explico os problemas que podem trazer para a vida deles – conta o menino e ressalta ainda que todas as atividades realizadas durante o programa foram muito legais, principalmente as simulações de casos de risco.
– Seria muito bom que todos participassem! – deixa a dica.
A mãe do Renan, Letícia Mendes, afirma que a sementinha do bem já foi plantada e agora espera colher bons frutos dessa ação.
De acordo com o aargento Ubaldo, responsável pelo programa nas escolas cabofrienses, a proposta é que a parceria seja ampliada para o próximo semestre nas escolas dos bairros Jardim Esperança, Tangará e ainda no 2º Distrito, atendendo assim a solicitação feita pelo DEPAE.
A secretária de Educação de Cabo Frio, professora Elenice Martins, aproveitou o momento para aconselhar os alunos.
– Com mais esse programa, esperamos que vocês estejam realmente preparados para enfrentarem os problemas da sociedade atual, que são as drogas e a violência. Contamos com vocês para espalhar essa mensagem de amor à vida e esperamos que cada um aqui possa ser multiplicador desse trabalho – recomendou a secretária.
Texto e fotos: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação
Sugestão de legendas:
01 - Vanda Lúcia, mãe do aluno Aryson de Oliveira, da E. M. Antônio da Cunha Azevedo, com o Sargento Ubaldo.
02 - Alunos fazem juramento pela vida.
03 - Secretária de Educação, professora Elenice Martins, recebe placa de agradecimento pela parceria do PROERD.
04 - Alunos da E. M. Antônio da Cunha Azevedo recebem certificado de participação no PROERD.
05 - Alunos da E. M. Santos Anjos Custódios.
06 - Alunos da E. M. Robinson Carvalho de Azevedo.
07 - Secretaria de Educação em parceria com a Polícia Militar.
08 - Alunos da E. M. Prof. Zélio Jotha.
09 - Cerimônia de entrega de diplomas lotada.

só faltou dizer que foi o tiu julio que deu aula
ResponderExcluir