Reportagem de Heitor Moreira (G1)
Quem vai até o Canil Municipal de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, percebe que o espaço não está adequado para receber os cachorros. Segundo o protetor de animais que atua na região, Mario Paulo Tiengo, não há segurança suficiente e a maioria dos cães passa fome.
Na tarde desta terça-feira (9), por volta das 13h50, a equipe do G1 constatou que não havia nenhum funcionário no local. O portão de entrada estava aberto, possibitando qualquer pessoa entrar. Atualmente, 60 cachorros estão no canil, que fica localizado na rodovia Amaral Peixoto, km 127, na Fazenda Campos Novos.
Sinésio Nascimento, de 65 anos, foi até o canil acompanhado por um amigo para tentar adotar algum cão. Entrou, viu os animais, mas foi embora sem poder levar nenhum. ''Vim pra adotar um cachorro. Cheguei aqui e vi o portão aberto. Entrei, cheguei a fazer carinho em um cachorrinho, gostei dele, mas estou indo embora sem levá-lo comigo, porque não tem ninguem aqui pra me informar como devo fazer'', disse o aposentado.
O protetor de animais Mario Paulo Tiengo diz ser um absurdo não ter ninguém cuidando do local. Ele diz que o canil precisava ter segurança, principalmente porque fica localizado distante do centro urbano. ''Tinha que ter alguém para receber quem quer adotar um cachorro. Qualquer um pode entrar aqui pra fazer alguma maldade com os animais. Não tem nenhum vigia e nenhuma segurança no canil, que fica nesse lugar muito afastado do centro urbano'', comentou o protetor.
Esgoto a céu aberto
Além da falta de segurança, os animais ainda convivem com uma grande poça de esgoto que foi formada atrás do canil. Segundo Mario Tiengo, os animais podem ficar doentes ou pegar algum tipo de contaminação. ''Os cachorros correm grande risco convivendo com esse esgoto. Eles podem pegar inúmeras doenças e podem ser contaminados. É preciso fazer, o mais rápido possível, alguma obra neste local, antes que algum cão morra'', disse.
A equipe de reportegem ficou por volta de 50 minutos no local esperando algum funcionário chegar, mas ninguém apareceu. Dentro do canil, vasilhas de comida estavam na posição vertical, vazias. Alguns cães comiam as próprias fezes, o que pode indicar que os animais estão com fome e também com vermes, segundo Mario Tiengo.
Prefeitura diz que vai solucionar problema com esgoto
Segundo a assessoria da prefeitura de Cabo Frio, a ração dos cachorros é deixada nos potes de comida nos turnos da manhã e tarde, para que os animais possam se alimentar quando quiserem. Sobre o esgoto a céu aberto, a prefeitura informou que a secretaria de Obras já foi notificada sobre o caso e está providenciando novas tampas e esgotamento para as fossas, mas não apresentou nenhum prazo para o início da manutenção. A assessoria, no entanto, não soube informar o motivo da falta de funcionários e por que o portão estava aberto na tarde desta terça (9), possibilitando a entrada de qualquer pessoa no canil municipal.
Evento promove doação de cães do canil
Cerca de 30 animais estarão na praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio, na quarta-feira (17) para adoação. Os interessados deve ter no mínimo 18 anos e precisam levar carteira de Identidade, para que possam assinar o " Termo de Adoção" com os agentes da secretaria de Meio Ambiente.
Veja o relato pessoal de Mario Tiengo, que esteve no local:
Mario Tiengo: defensor dos animais |
"Hoje o repórter da Intertv me telefonou para ir ao canil de
Cabo Frio para
verificar a real situação do local.
Ao chegarmos encontramos o portão aberto, buzinamos,
gritamos, como era
13:40h. Julgamos que estivessem no almoço.
Ligamos para o telefone que estava escrito no portão e
ninguém atendeu.
Esperamos até 14h, novamente ninguém atendeu, chegou um
senhor que
parecia familiarizado com o local e foi entrando, e disse
que podíamos
segui-lo.
Pensamos ser funcionário, mas eram 2 senhores interessado em
adotar um
animal.
40, o local limpo, com água, mas sem ração no momento.
Encontramos uma fossa aberta sem tampa, cheia até em
cima, e 3 ou 4 cães
estavam soltos na área externa do canil.
Aonde tinham vasilhas vazias que pareciam ser dos cães que
ficam fora.
Aqui anexo as fotos, e creio que no momento o que tenho a
dizer é que
deveria ter alguém lá para atender quem queira adotar algum
animal.
Embora as vasilhas estavam sem ração, pode ser que tenham
alimento uma vez ao
dia, talvez por medida econômica. Eu pelo menos na minha
casa tenho quase
tantos cães quanto vi lá, e deixo ração direto para comerem,
e não recebo
rendimentos de IPTU, Royalties, etc."
Atenciosamente
Mario Paulo Tiengo
E as fotos postadas anteriormente? Onde aparecem uma sala de curativos, funcionários, animais bem cuidados, veterinária.Quem postou? Com qual interesse? Isto é muito sério, estão querendo enganar o povo. Tais fatos devem ser encaminhados ao MP.
ResponderExcluirEu fico extremamente indignada com essa Situação, os Bichinhos Merecem Respeito,Carinho,Amor e Atenção, e como em um canil o Bichinho fica Abandonados desse Jeito ao ponto de Comer fezes e im Absurdo, Eu Estou Aqui pra Declarar minha Idignação e Dizer q os Animais Precisam de Nois, vamos fazer com q alguma medida seje Tomada pra q os Bichihos Sejam Melhor Tratado com Dignidade e Respeito, eles só nos trazem Amor!!! Estou Aqui Aguardando o mais Rápido Possivel uma SOLUÇÃO DA PREFEITURA, E RENATA SE NÃO FOR PEDIR MUITO EU QUERIA QUE A PREFEITURA DESSE UMA NOTA MAIS CLARA COM DATA CERTA PRA ELES TOMAREM AS PROVIDECIAS NECESSÁRIAS QUE O LOCAL PRECISA.. ACORDA PREFEITURA..
ResponderExcluirATE QUE ENFIM QUE ALGUEM CONSEGUIU COLOCAR AS FOTOS E O MUNDO SOUBE A VERDADE. ESTAVA ENCOBERTO, E AS PESSOAS QUE FIZERAMM ALGO DE BOM PARA OS CACHORROS, QUE SAO MAIS AMIGOS QUE O SER HUMANOS.
ResponderExcluirONDE ESTA A FISCALIZAÇAO DA PREFEITURA????????? EXISTEM A PROVA DOS MAL TRATOS DOS ANIMAIS DIZ QUE NAO. SE NAO FOSSE A INDIGNIDADE DE ALGUEM QUANDO SABERIAMOS?