terça-feira, 25 de junho de 2013

Secretaria de Saúde de Cabo Frio implanta mamografia digital no PAM



A secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio,  está implantando o serviço da mamografia digital no Pronto Atendimento Médico (PAM). Dentro de 20 dias, segundo a secretaria, as mulheres poderão fazer o exame, que é uma ferramenta muito eficaz na detecção precoce do câncer de mama.
A mamografia digital é um exame de raio-x assim como a mamografia convencional. Porém, segundo o Dr. José Roberto Mendes, médico radiologista responsável pela prestação do serviço, o diagnóstico feito a partir de uma mamografia digital se torna muito mais preciso, devido à possibilidade de aperfeiçoar as imagens captadas durante o exame.
"Com esse exame nós podemos clarear ou escurecer, aumentar ou diminuir a imagem da mama, até que fique bem claro para o diagnóstico certo, até mesmo nos casos de tumores menores", afirmou.
Na mamografia digital as imagens são visualizadas nos monitores alguns segundos após a digitalização. Além da visualização mais clara, a mamografia digital também permite que os exames sejam mais rápidos e com menos repetições e menos exposição à radiação para as pacientes.
"Com a mamografia convencional era preciso, muitas vezes, refazer o exame. Muitas pacientes possuem a mama com o tecido muito denso, o que dificulta o diagnóstico de algum tumor. Além disso, com a imagem formada, não era possível manipulá-la. O método mais moderno fez com que essas repetições diminuíssem consideravelmente", explicou.
A mamografia é um exame indicado a mulheres com mais de 40 anos e deve ser repetido anualmente, em caso de normalidade nos resultados. Para fazer a mamografia digital no PAM, as pacientes devem ser encaminhadas pelo médico ginecologista, que irá solicitar a realização do exame. Para marcar a consulta com o médico ginecologista, as pacientes devem ir ao Centro de Saúde Oswaldo Cruz (Posto do Braga) ou na unidade de ESF do seu bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário