Assoreamento no Canal do Itajuru, em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, está prejudicando a pesca em outras cidades da região. O canal tem ligação com a Lagoa de Araruama, que também atinge São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Iguaba Grande e Araruama.
De acordo com os pescadores, peixes estão escassos e a pesca do camarão, por exemplo, já teve uma queda de 70% em 2013. O problema acontece por falta da renovação da água e, com isso, segundo os técnicos ambientais, o ecossistema altera a quantidade e o volume das espécies.
Em 2012, foi feita uma medição em vários pontos do canal, onde a profundidade da maré mais baixa deveria estar por voltar de 2,5 metros. Segundo a medição, a lâmina de água era de no máximo 90 centímetros. O estudo está servindo de base para os projetos de dragagem, que devem ser executados no canal.
O Consórcio Lagos São João conseguiu R$ 3 milhões para realizar a retirada de areia, na área do Mercado do Peixe e da Ilha do Anjo, em Cabo Frio, e do Boqueirão, em São Pedro da Aldeia. O Instituto Estadual do Ambiente possui um projeto complementar, de cerca de R$ 2 milhões, em fase de licitação, para a área da Ponta do Ambrósio, entre Cabo Frio e São Pedro da Aldeia.
Para os pescadores as medidas são paliativas e não resolvem a situação. A equipe da Inter TV entrou em contato com o Inea, mas não conseguiu resposta. Já o presidente do Consórcio Lagos São João, Mário Flávio Moreira, informou que um processo constante de desassoreamento seria o ideal, mas é inviável economicamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário