terça-feira, 2 de abril de 2013

Denúncia de irregularidades cria impasse na eleição da Acia



Reportagem Folha dos Lagos


O presidente da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia), José Martins de Souza, não vai dar posse, amanhã, ao presidente aclamado Walmir Leal Porto. Motivado por denúncia de um associado, José Martins enumerou diversas irregularidades cometidas durante o período eleitoral, embora o Conselho Superior da entidade tenha se reunido ontem, no início da manhã, e decidido que irá dar posse à nova diretoria amanhã, à noite, na Branca Confeitaria, no centro da cidade.

José Martins disse que todas as irregularidades foram praticadas no período que esteve afastado da presidência, segundo ele por motivos particulares, entre 28 de fevereiro e 15 de março. Nesse período assumiu o vice Walmir Porto, também candidato à presidência com eleição marcada para o dia 15 de março. Mas houve composição dos pretensos candidatos em torno do nome de Walmir, que acabou tendo a aclamação aprovada pelo Conselho Superior da entidade.

As denúncias de irregularidades chegaram à entidade no dia 15 último, data que José Martins retomou a presidência da Acia. Na última quinta-feira, no entanto, o clima azedou entre o atual presidente e a diretoria aclamada. Isso porque ele fechou a sub-sede da Acia, na Rua Major Belegard, por alguns dias, segundo disse, para “fazer levantamento das contas e do relatório patrimonial para a nova diretoria”.

A atitude do atual presidente não teria sido aprovada pela diretoria aclamada. Naquela quinta-feira, vários associados – Osmar Sampaio, Milton Roberto, Warner Pires, Aldenir Soares, Adelício José dos Santos, Eduardo Rosa e Ricardo Guadagnin– foram à entidade e tiveram acesso às salas, aproveitando para fotografar o que viram de “suspeito”.

Se o clima já estava ruim, foi aí que piorou. Um documento preparado pelo presidente José Martins de Souza é minucioso, capaz, até, de virar peça jurídica de contestação. Eis algumas irregularidades apontadas.

O presidente da diretoria aclamada foi procurado pela Folha, mas quem se pronunciou foi Osmar Sampaio em nome do Conselho Superior, garantindo que haverá posse amanhã. Ao fim da tarde, o presidente José Martins de Souza, em nome da Associação Comercial, também emitiu uma nota com o título “Acia Sub-judice”, informando que o caso, agora, tem o acompanhamento do advogado Carlos Magno de Carvalho.

Zé Martins
O presidente José Martins também fez outros questionamentos, sendo o principal o que diz respeito à presidência do Conselho Superior da entidade. Lembrou, por exemplo, que o Conselho Superior vem se manifestando através de Osmar Sampaio, “que não é associado  da Acia”, comentou José Martins.  Disse que, na verdade, o Conselho tem como presidente registrado em cartório o associado Adelson Vargas.

Irregularidades – Algumas das irregularidades levadas à Associação Comercial e acolhidas por José Martins:

– Não houve publicação do Regulamento Eleitoral conforme estabelece o Estatuto Social em seu art.50 que diz: A Comissão Eleitoral ficará responsável por elaborar o edital de convocação da eleição e o seu regulamento, que serão publicados com antecedência de 45 dias da realização das eleições.

– O secretário da chapa aclamada, Warner Pires, não contém  empresa registrada em seu nome, nem é associado ao quadro da Acia, podendo este apenas concorrer ao cargo de membro do Conselho Superior como ex-presidente.

E mais: – O candidato ao cargo de membro do Conselho Superior Almério Daltro Ramos Neto faz parte da comissão eleitoral como representante do Conselho Superior.

2 comentários:

  1. Gostaria de entender, como o senhor Osmar Sampaio, pode enviar um convite em nome do Conselho Superior se este conselho não tem validade alguma? Como pode falar batendo no peito que todo processo eleitoral ocorreu de forma transparente e segundo o estatuto social da acia se eles nem sabem o que se trata os artigos e muito menos obedecê-los. É ridícula a postura vista pelos consumidores e associados desta entidade na última quinta-feira, exigir que a acia abra na marra. Ah, ora vejam só. O sr Walmir é vice do zé da picanha por 4 anos, esteve envolvidos em todas as projeções, até fez a abertura de 2 feiras. Foi vice por 2 anos do senhor Adelício da engeluz e agora vem como bom moço querendo ganhar as coisas na marra. Além do mesmo ser presidente de um partido político da cidade o qual foi autor de um processo contra os servidores. Ao meu ver um sujeito desse trará maus olhos para a acia. Cabo Frio precisa de pessoas honestas, que lutem pelos seus direitos de forma integra e verdadeira e não que joguem a sujeira para debaixo do tapete, nem queiram ganhar e conquistar seu espaço de forma troclodita.... Parabéns ao Zé da picanha por jogar no ventilador todas as coisas erradas e se bem sei existem muito mais coisas encontradas na auditoria feita pela zé da picanha, ele é quem não quer piorar as coisas para seus "companheiros" empresários.... Vamos lá povo, pensem um pouquinho!!!

    ResponderExcluir
  2. POR ISSO QUE O COMÉRCIO DE CABO FRIO ESTÁ FALIDO,AO INVÉS DE SERMOS UNIDOS,PENSAM SÓ NOS SEUS INTERESSES PARTICULARES.

    ResponderExcluir