terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Cabo Frio: operação para desocupar calçadas continua e divide opinião



Comilão: área livre de 2m


Teixeira e Souza: abuso total


Guardas implacáveis até com vagas de deficientes



Desde segunda-feira (18), a  prefeitura de Cabo Frio, começou um choque de ordem nas calçadas da cidade.
Os comerciantes que expuseram as mercadorias de forma irregular tiveram seus produtos apreendidos. A administração municipal vem informando através da TV aberta, sobre a fiscalização, desde a última sexta-feira (15) . Muitos alegam que não foram informados oficialmente. 
pedestres driblam obstáculos
Mesmo com o aviso, alguns lojistas foram orientados a recuar um pouco mais os produtos e colocá-los para o interior da loja. Comerciantes também foram notificados sobre os toldos que avançam sobre as calçadas com sustentação no chão e receberam um prazo de oito dias para retirar as coberturas. Quem vendia em barraquinhas em ponto fixo teve o espaço limitado.
Apesar da mudança, a medida está sendo recebida com colaboração, na maior parte dos casos. Para o ex-vereador Fernando Comilão, os comércios dele (Pousada Dom Fernandes e Restaurante Comilão), que sempre foram alvo de críticas, não se enquadram na medida coercitiva, segundo disse, com base na lei orgânica municipal que prevê dois metros de vão livre de calçadas. Mas o empresário ressaltou que se necessário, vai de adequar:

- Meus comércios não se enquadram. Tenho dois metros de área livre para circulação. Mas ainda sim, se a prefeitura achar por bem fazer alterações nós vamos acatar - disse ele.

Alguns comerciantes da Av. Joaquim Nogueira, em São Cristóvão, não consideraram a operação bem vinda. Um proprietário de bar que preferiu não revelar o nome, tentou destruir uma churrasqueira com um pedaço de pau, antes que os fiscais recolhessem. Revoltado gritava "sou trabalhador".

Para o vendedor de automóveis, Claudio Serrasia, que tem loja na Av. Julia Kubitschek, as novas medidas agradaram, embora ele exponha os veículos na porta da loja:
Comerciante de acordo

- Concordo. A cidade estava precisando de um choque de ordem nas calçadas - disse ele.

Quando questionado sobre exposição dos autos, ele ressaltou que caso a prefeitura determine ele removerá:

- Esse espaço que deixamos os carros é o estacionamento do prédio. A calçada fica atrás. Mas se os fiscais mandarem eu retiro na hora. Compreendo a necessidade de colaborar e vou ajudar fiscalizando também os concorrentes - esclareceu Claudio.


Se os comerciantes estão divididos, os pedestres aclamam a medida. Para quem anda a pé, essa iniciativa era inadiável. A auxilar de serviços gerais, Maristela da Silva, que caminhava entre carros exposto na Teixeira e Souza é hora de comemorar:

- Já era tempo! Temos que comemorar. Espero que os comerciantes cumpram - disse ela.


Muito trabalho


Jacaré: desrespeito generalizado

Embora a operação tenha começado com força, a secretaria de Serviços Públicos deverá ter bastante trabalho. Um dos locais mais complicados de organizar será o bairro do Jacaré. 


estacionamento de caminhão
Calçadas pequenas totalmente ocupadas por exposição de produtos. Num determinado trecho, as calçadas servem de estacionamento de caminhões que descarregam em rede de mercados do bairro, impedindo circulação de pessoas e provocando lentidão no trânsito.

Outro local questionado pela população é a lateral da padaria Remar. O proprietário é membro do governo. Na manhã de ontem, não fez a adequação solicitada pelos informes da prefeitura removendo mesas e cadeiras da calçada. Comerciantes do entorno questionavam a situação cobrando igualdade de ação. 
Padaria Remar


Os proprietário de bares estão apreensivos. Para a maioria a decisão de retirar todas as mesas e cadeiras que ficam na área externa (calçadas) vai afetar o movimento. 

8 comentários:

  1. To pagando para ver o choque de ordem no canal. Pq todos os restaurantes e bares usam a calçada... sim, mesmo aquele "cercadinho"é uma calçada e nao pertence ao comércio. MAs duvido que aconteça, já que o presidente da Associação Comercial de CF tem um restaurante lá.
    #VERGONHA #FAVORECIMENTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, que tudo vai dar certo, como "deu certo" e todos "tomando" choque.
      O choque de Ordem esta em São Cristovão, depois, deve passar no Braga(ai eu quero ver...), depois deve passar na Vila Nova e logo, logo, deve passar no centro.
      Percebeu o monte de: deve ?

      Mas Ânônimo esta grana que fosse pretende "gastar" para ver: o choque de ordem no canal, vvocê deveria investir em uma viagem. Que tal? Visitar a Alice no pais das maravilhas com direito a um delicioso chá das cinco

      Excluir
  2. vcs vao mexer tambem no centro da cidade como (tia maluca e outros ) ?

    ResponderExcluir
  3. UM BEIJO NO CORAÇÃO DO PREFEITO ALAIR, POR ESSA "INICIATIVA". ACABAR COM A "INVERSÃO" DE ESPAÇO. OU SEJA, PEDESTRES NA RUA E CARROS....
    EM CABO FRIO, OCUPAÇÃO DE CALÇADAS É UM ABSURDO!
    AGORA, SÓ ESPERO QUE NÃO SEJA, APENAS UM CHOQUE DE ORDEM, POR UM CURTO PERIODO. TIPO: "JOGUEI PARA GALERA".

    OUTRA COISA: NA AVENIDA TEIXEIRA E SOUZA, NOS FINAIS DE SEMANA E DIAS DE CULTOS NO "AGLOMERADO" DE IGREJAS NO PROLAGAMENTO DA AVENIDA, É QUASE IMPOSSÍVEL TRANSITAR NAS CALÇADAS. OS CARROS DOS FREQUENTADORES, "ATRAVESSAM" O MEU, O SEU, O NOSSO CAMINHO - MUITOS CARROS ENCOSTADOS,PRATICAMENTE NA PAREDE. SÓ NOS RESTA: SENTIR VENTO DOS CARROS QUE TRAFEGAM NA AVENIDA - E QUANDO PASSA: - ÔNIBUS E CAMINHÕES..
    EU FICO PENSANDO NAS FOFINHAS USUÁRIAS DE CHAPINHAS E ESCOVINAS NA RAJADA DE VENTO DOS CARROS,ÔNIBUS E CAMINHÕES.


    SÓ PARA COMPLEMENTAR, PORQUE TUDO É FESTA.... AGORA TEM UM SALÃO DE FESTAS, QUE OS FREQUENTADORES TAMBÉM "ADERIRAM" O "MOVIMENTO".
    CARROS E MAIS CARROS, PRATICAMENTE ENCOSTADOS NA PAREDE, OBSTRUINDO O CAMINHO.



    FUI! OPS, NÃO DEU PARA PASSAR E IR. CALÇADA OCUPADA, E ÔNIBUS "FORA DE SERVIÇO"!
    DESCULPA, NÃO É GALERA!

    ResponderExcluir
  4. vcs acham msm que essa lei vai ser p todos....kkkkkkk
    to duvidando.

    ResponderExcluir
  5. AQUI NO JD.ESPERANÇA OS CARROS TOMAM TODO ESPAÇO DA CALÇADA,E QDO VC PASSA,TEM Q DAR VOLTA ,ANDANDO PELA PISTA,ARRISCANDO A NOSSA VIDA,POIS PODEREMOS SER ATÉ ATROPELADOS....(ESPERO Q ESSES MOTORISTAS SE LIGUEM E FAÇAM VALER!)

    ResponderExcluir
  6. tanta procupaçao com pedestre,sinalisaçao nao tem nas ruas e nem faixa pra pedestre tem,as aulas começou e nem professor tem,area dde seude nem medigo tem,alo governo tenha mais foco,por causa de algumas mesas e cadeiras nao atrapalha pedestre nao,fora qnd eles quer disputar a pista cm os carros ok

    ResponderExcluir
  7. ola quero ver ak no caiçara tambem pois tem muitos amigos ak do atual prefeito como a padaria restalrante e lanchonete do mauro ,horti fruti , churrasquinho da praça ,outros bares e muito mais quero acreditar q tudo isso vai ser corrigido. espero asim q acerten ak

    ResponderExcluir