Fotos Paloma Furtado |
As obras de revitalização da Orla da Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, estão preocupando alguns moradores da cidade. Renan Andrade, de 22 anos, mora em São Gonçalo, RJ, mas morou em Arraial até os 18 anos. Na última visita que fez à cidade, há uma semana, percebeu que a areia da Praia dos Anjos estava sendo retirada e enviou a sugestão de reportagem através do VC no G1. Segundo Renan, homens e máquinas da prefeitura retiravam areia das dunas da praia para poder abrir mais o espaço da orla.
'' As Dunas são protegidas pela LEI Nº 1.197, de 2003, e se elas estão sendo retiradas, a prefeitura está desobedecendo. Além disso essa praia é histórica, assim ela não poderia ser modificada. Essa foi a praia que Américo Vespúcio aportou no Brasil. Faz parte da história do país. Nada aqui pode ser mudado'', criticou o jovem radialista, ex-morador da cidade.
NOTA DA REDAÇÃO: em relação à denúncia feita pelo internauta, a assessoria da Prefeitura de Arraial do Cabo esclareceu, por nota enviada ao G1, que possui todas as licenças para realizar as obras no local. "A Prefeitura de Arraial do Cabo tem licença ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de uma licença do INEA que autoriza mexer na duna. De acordo com o secretário de Obras, Adiel Almeida dos Santos, a duna não está sendo retirada do local, o trator está apenas fazendo a limpeza no calçadão que estava atrapalhando a passagem de transeuntes, sendo necessário passar na rua.''
A Prefeitura, porém, não soube responder quando essas licenças foram emitidas ou informar os números dos registros feitos em cada órgão responsável.
Inea diz não ter recebido solicitação de licenciamento
O diretor técnico, Jorge Resende, informou ao G1 que não foi protocolada na Superintendência em Araruama (SUPLAJ) qualquer solicitação de licenciamento ou autorização ambiental pela Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo para intervenções na orla e/ou Praia dos Anjos. O diretor não soube informar quando vai enviar uma equipe até o local para verificar a obra.
ICMBio vai enviar equipe ao local das obras
Sengundo Viviane Lasmar, responsável pelo ICMBio na cidade, o órgão não é licenciador da referida obra. O ICMBio foi consultado e autorizou o processo de licenciamento ambiental, incluindo em suas recomendações que as dunas não fossem interferidas. Viviane disse, ainda, que vai mandar uma equipe o local para verificar a situação em campo e solicitará ainda nesta quarta-feira (30) da Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo, a documentação do INEA que teria autorizado a retirada das dunas.
O projeto da orla de Arraial do Cabo
Segundo a prefeitura de Arraial do Cabo, a obra que está prevista para ser concluída em cinco meses, prevê 12 novos quiosques com cisterna e chuveiros e um quiosque para informações turísticas, calçadão, asfalto, ciclovia, pista de mão-dupla, com vagas para estacionamento próximo aos quiosques, e três blocos de banheiros. A obra de revitalização será realizada desde o Museu da Marinha até o inicio da ponte, em frente ao Hotel Ressurgência. O projeto é orçado em R$ 3.790.000 e será executado com recursos do próprio município.
QUE BOM SERIA,SE PUDESSE VER A LINDA BEIRA DA PRAIA DOS ANJOS AO PASSAR NO CALÇADÃO (NOVO).ACHO UMA PALHAÇADA NÃO PODER MOVER AS DUNAS,POIS DESDE Q NÃO FAÇA O MAL USO, NÃO CONSIGO ENXERGA NENHUM PROBLEMA NISSO.FUI MORADOR HA DEZOITO ANOS DE ARRAIAL (P.DOS ANJOS)HOJE MORA HA 14 ANOS EM C.FRIO MAS NUNCA PERDI A ESPERANÇA DE UM DIA PODER VER A NOSSA P.DOS ANJOS NUM PROJETO TÃO BONITO.PARABENS AO PREFEITO E ETC.......
ResponderExcluirSó podia ser puxa saco do Prefeito, com certeza para falar isso deve ser um dos fantasmas. Arraial autoridade de poder.
ResponderExcluirPor isso que Cabo Frio perdeu as belas dunas que marcavam a beleza natural do lugar...com essa de achar que não tem nada demais mexer nas dunas...
ResponderExcluir