quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Mutirão de limpeza já retirou 50 toneladas de lixo orgânico de São Pedro





Dando continuidade ao mutirão de limpeza, determinado pelo Prefeito Cláudio Chumbinho, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, em uma semana de trabalho, já retirou 40 caminhões truck de entulhos, 30 caminhões toco de entulhos, 15 caminhões de carroceria de galhos e 50 toneladas de lixo orgânico. A execução do serviço está sendo realizada em todos os bairros da cidade, em parceria com 24 empresas. A previsão de término da fase emergencial é de cerca de 10 dias.

Para facilitar e descentralizar as ações, os bairros da cidade foram subdivididos em oito áreas, cada uma comandada por um encarregado. De acordo com o Secretário de Serviços Públicos, Volmar Madruga Vaz, a equipe está priorizando a área 1, que compreende os bairros do Centro, Mossoró, Porto da Aldeia, Poço Fundo, Boqueirão, Sudoeste, Baleia e Ponta da Areia. “Por conta desta época do ano, quando o município recebe uma grande quantidade de turistas, nossa equipe está dando prioridade à região central da cidade e aos bairros que se encontram em situação mais crítica. Ao mesmo tempo, estamos dando atenção aos outros bairros, diariamente e em dias alternados, para garantir que a limpeza pública chegue a todos de forma igual”, declarou.

Nessa primeira área, 80% dos trabalhos já foram concluídos. Nas outras áreas, cerca de 40% a 50% das ações já terminaram. A previsão é de que, nos próximos dias, a fase emergencial do mutirão já tenha sido concluída. Ainda segundo o Secretário, após o término dessa fase, a tarefa será a de manutenção do serviço, voltando semanalmente a cada uma das oito áreas trabalhadas, a fim de que tudo fique em ordem. “Pedimos à população que nos ajude a manter as limpezas feitas e não joguem os lixos na rua”, disse.

Segundo o Secretário, a fase emergencial do mutirão de limpeza, isto é, da retirada de entulhos, lixos, galhos e limpeza das ruas, ainda vai durar cerca de 10 dias. Já a segunda fase, de recuperação, vai levar um pouco mais de tempo para terminar. “Já iniciamos os trabalhos de recuperação e saneamento básico no município. Mas não é um serviço rápido e fácil, pois a demanda é maior e requer maior volume de materiais e equipamentos. Precisaremos fechar mais parcerias, como a que firmamos com a Secretaria de Meio Ambiente e com os comerciantes da cidade para reestruturar o município”, informou Madruga, que aproveitou para pedir paciência à população. “Encontramos os equipamentos públicos em péssimo estado e estamos trabalhando intensamente para reverter esta situação. Por isso, pedimos um pouco de paciência e compreensão para que, juntos, possamos manter a cidade bonita e em plena ordem”.

As 24 empresas parceiras do mutirão doaram equipamentos e material como caminhão, retro-escavadeiras, vassouras, pás, cal, material de limpeza, entre outros. Aproximadamente 15 caminhões com entulhos, lixos e galhos estão sendo retirados por dia dos bairros.
Já foi feito o patrolamento no Poço Fundo, Ponta do Ambrósio e no Balneário, perto do Detran. No bairro Bela Vista, os bueiros foram tampados e a Rua Alameda Geninho teve as manilhas recuperadas. Também já foi realizada a recuperação dos banheiros públicos do Terminal Rodoviário municipal. Na próxima semana, os bairros Rua do Fogo, Três Vendas, Cruz, Alecrim e Arruda receberão o caminhão de aterro e a máquina de patrol. 

Subdivisão dos bairros de São Pedro da Aldeia por áreas para mutirão de limpeza:

Área 1 – Centro, Mossoró, Porto da Aldeia, Poço Fundo, Boqueirão, Sudoeste, Baleia e Ponta da Areia.
Área 2
 – Estação, São José, Bela Vista, Morro do Milagre, Bairro Fluminense, Boa Vista e Retiro.
Área 3 –
 Rua do Fogo, Cruz e Três Vendas.
Área 4
 – Recanto do Sol, São Mateus e Botafogo.
Área 5
 – Porto do Carro, Alecrim, Orquídeas e Parque Arruda.
Área 6
 – Vinhateiro, Ponta do Ambrósio e Baixo Grande.
Área 7
 – Balneário, Praia Linda e Flexeira.
Área 8
 – Campo Redondo, Bairro São João, Jardim Primavera e Colina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário