sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Cabo Frio recebe amplo e moderno prédio escolar



          
           A Prefeitura de Cabo Frio inaugurou, na manhã desta quinta-feira, 27 de dezembro, a Escola Municipal Professor Carlos Alberto Gomes de Carvalho, localizada na Rua Três, s/nº, Loteamento Colinas do Peró. O prédio escolar tem capacidade para receber 840 alunos, do 6º ao 9º ano de escolaridade do Ensino Fundamental, em um espaço físico amplo e arejado, planejado para atender às exigências de acessibilidade e possibilitar o máximo de condições de aprendizagem. São doze salas de aula, sala de informática, laboratório de ciências, sala de leitura, refeitório e quadra esportiva.

           A Secretária de Educação, Laura Porto Guimarães Barreto, falou emocionada sobre o amigo Carlos Alberto:

           - Acho que o que nós mais fizemos neste governo foi inaugurar escola. Fomos, aos poucos, construindo e substituindo as casas alugadas e não poderíamos encerrar o mandato sem fazer uma homenagem ao professor Carlinhos, dando seu nome a uma escola. Para nossa equipe, é muito gratificante quando inauguramos mais uma escola. Ainda mais deste porte, pronto para atender cerca de 800 alunos. Ficamos honrados em ter tido a confiança do prefeito em relação ao nosso trabalho e por terminar a experiência na Secretaria de Educação com mais uma escola inaugurada.

           O Prefeito Marcos da Rocha Mendes, em seu discurso, afirmou:

           - Não tem como a gente inaugurar uma escola e fazer uma homenagem ao Carlinhos sem se emocionar. Quero agradecer a presença de vocês e, antes de qualquer coisa, fazer um agradecimento especial à minha equipe da Secretaria de Educação, que foi brilhante. Obrigado por tudo o que vocês fizeram para a cidade de Cabo Frio. Nós marcamos a história deste município, viramos a página fazendo uma educação diferenciada. É tão bom chegar ao final do governo entregando uma escola e fazendo a mais justa homenagem ao nosso companheiro.

           Representando a família, Ian Eduardo de Carvalho,  filho do patrono, falou sobre a honra de ter o seu pai homenageado com o nome da escola:

           - Gostaríamos de agradecer a presença de todos aqui, da nossa família e todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente nesse projeto. Também, de agradecer especialmente ao Prefeito Marcos da Rocha Mendes e da Secretária de Educação Laura Barreto. Meu pai foi uma pessoa que sempre lutou pela educação da nossa cidade e a maior honraria que ele poderia receber é uma escola com o nome dele, a chance de continuar participando da educação de nossas crianças. Tenho certeza que, onde quer que ele esteja, está feliz com mais este presente: uma nova escola, linda e com todas as condições para educar e formar novos cabofrienses.

Carlos Alberto Gomes de Carvalho - Nascido em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, em 22 de março de 1960, filho de Jurandy Pereira de Carvalho e Cacilda Gomes de Carvalho, irmão mais novo de Marlene, Nilberto e Gilberto Gomes de Carvalho, concluiu o ensino ginasial em 1974 no Colégio Industrial Henrique Lage e o segundo grau em 1977 no Liceu Nilo Peçanha, onde iniciou sua vida política participando do movimento estudantil. Em 1980 filiou-se ao recém-criado Partido dos Trabalhadores – PT. Trabalhou no comércio e se filiou ao Sindicato dos Comerciários. Em 1981, casou-se com Ana Cristina Eduardo Silva, com quem teve dois filhos, Ian Eduardo de Carvalho e Aik Eduardo de Carvalho. Formou-se Bacharel em Geografia em 1984 e Licenciado em 1986, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Em 1987, passou no concurso para professor do município de Cabo Frio e, em 1988, para professor do Estado do Rio de Janeiro, neste ano também iniciou jornada junto ao Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação – SEPE na Região dos Lagos, participando da coordenação até 1998. Foi um dos fundadores e primeiro presidente do Sindicato dos Professores da Região dos Lagos – SINPRO-Lagos de 1993 a 1996. Lecionou em diversas escolas privadas do Município de Cabo Frio, Sagrado Coração de Jesus, Alexis Novelino e Canto dos Pássaros. Fundou com outros professores amigos o Pré-Vestibular Apogeu, que depois veio a se tornar Apogeu Vestibular e Colégio que encerrou suas atividades em 2006. Neste mesmo ano fundou o Centro de Capacitação Tecnológica da Região dos Lagos – CETEC-Lagos, voltado para cursos técnicos e profissionalizantes. Em 1998, casou-se novamente com Márcia Sueli Marques, com quem tem um filho, Igor Marques de Carvalho. Pós-Graduado em Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes – UCAM em 2000. Exerceu diversos cargos na Administração Pública em especial na Secretaria Municipal de Educação e, em 2008, foi nomeado Secretário de Agricultura, cargo que exerceu até seu falecimento em 4 de agosto de 2009 em virtude de uma Leucemia.

Um comentário: