A Guarda Municipal de Cabo Frio abriu cadastramento para vagas de agentes de rua nessa quarta-feira (26) e a iniciativa aconteceu debaixo de polêmica. As mulheres acusam a coordenação de discriminação por gênero. Segundo um grupo de guardas mulheres, que estavam desde às 5h esperando abertura dos portões para se inscrever, um funcionário informou que elas não seriam selecionadas. O futuro secretário de Ordem Pública, Adalberto Porto, nega. Segundo declarações o cadastramento é inicial para ocupar vagas emergenciais, mas que as mulheres não serão preteridas.
- Vamos aproveitar sim todas as mulheres que se inscreveram, mas não nesse momento inicial. O atual secretário, Gilson Costa, nos informou que as mulheres não são respeitadas pelos homens nas ruas, por isso, resolvemos nesse primeiro momento absorver somente os homens, mas as mulheres vão desenvolver atividades internas nas repartições do município - explicou ele.
A resposta não foi suficiente para conter a irritação das reclamantes. Para uma das insatisfeitas, que prefere não se identificar por medo de retaliação, a sensação é de discriminação:
- Estou me sentido discriminada. Estou aqui desde às 5h e vi um monte de homens chegar às 9h e conseguir se inscrever. Acho isso injusto - protestou.
Dal, futuro secretário, fez questão de ressaltar que a medida não é excludente, mas sim, uma tentativa de preservar as próprias servidoras. Disse também que as que se inscreveram e compareceram nessa manhã (26) à sede da GM serão aproveitadas no grupo de 350 pessoas que serão contratadas para essa temporada conforme acordo com Ministério Público que liberou a contratação. Porto ressaltou ainda que a partir do dia 1º de janeiro, as mulheres serão convocadas pera assumir postos em locais específicos, onde não sofram riscos maiores como na atuação direta nas ruas da cidade.
O cadastramento aconteceu de acordo com número disponível de vagas, durante toda manhã, na Rua Governador Valadares, no prédio da GM, que fica em São Cristóvão .
O concurso publico do final de 2009 venceu em outubro de 2011 e foi renovado por mais 2 anos e foi prorrogado até outubro de 2013, estou aguardando ser chamado, e só aparece noticias de contratações, isso tinha que ser proibido, e chamar quem esta na fila de espera para ser convocado !!!
ResponderExcluirJá nem estreou ainda. Muitos mármores e granitos ainda vão ralor!
ResponderExcluirA veracidade de que o MP apoiou esta ideia com 1 Concurso Público em validade? Por peçam posicionamento deste Órgão, pois o mesmo foi citado para legitimar tal situação.
ResponderExcluir