Foi aprovado na Câmara de Vereadores de Araruama, RJ, um projeto que pretende facilitar o transporte no distrito de Praia Seca. A ação visa a implantação de um transporte aquaviário na lagoa, que deve ligar o Centro da cidade até o distrito e a cada ponta da lagoa. A ideia é construir terminais hidroviários nos principais pontos de embarque.
O percurso de cerca de 30Km de distância é feito por terra em até 1h de carro, no trânsito do verão. O tempo de travessia pela água ainda não foi calculado, mas estima-se que será significativamente menor que o realizado pelos ônibus. No entanto, pelo menos por enquanto, a proposta só está no papel. O projeto de implantação é foi formulado pela prefeitura.
Pela proposta do projeto, a Secretaria Municipal de Transporte e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), vão coordenar e fiscalizar o funcionamento da travessia. Mas uma empresa será escolhida para prestar o serviço. Depois, se tudo for acertado, uma licitação deve ser aberta para conceder a exploração do serviço durante 10 anos.
A Marinha deverá ser a responsável pela segurança, navegabilidade, inspeções e vistorias nas embarcações. Segundo o superintendente regional do Inea, Túlio Vicente, ele ainda não foi comunicado formalmente sobre o assunto. Mas afirma que os impactos ambientais serão analisados antes da implantação do transporte.
Para sair do papel, é necessário que o próximo prefeito tenha a intenção de colocá-lo em prática. Para isso, uma reunião será marcada entre a atual administração e a que vai assumir em janeiro.
Fonte: http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2012/10/projeto-pretende-instalar-transporte-aquaviario-em-araruama-rj.html
SERA QUE A CÂMARA DE VEREADORES DE CABO FRIO APROVARIA ESSE PROJETO? QUEM ARRISCA?
ResponderExcluirAGORA QUE CABO FRIO DEVERIA SEGUIR ESSE EXEMPLO, DEVERIA. JÁ QUE
NO ASFALTO ESTA "MAU" DAS RODAS, VAI NA ÀGUA MESMO PRA VER QUE FUNCIONA.
AGORA SÓ NÃO PODE "CONTRATAR" A BARCAS S/A.