segunda-feira, 2 de julho de 2012

Artista plástico Carlos Mendonça faleceu neste domingo, 1º de julho




Sepultamento será hoje, segunda-feira, no Cemitério Santa Izabel


Faleceu, ontem, dia 1º de julho, de complicações geradas por um câncer, o artista plástico Carlos Mendonça. Seu corpo está sendo velado no Convento Nossa Senhora dos Anjos, onde haverá uma missa de corpo presente às 15h30. Às 16h seu corpo foi sepultado no Cemitério Santa Izabel.
Nascido em 1930 em Teresópolis, Carlinhos Mendonça, como é conhecido, começou a pintar ainda criança, chegando a frequentar aulas de desenho tradicional em gêneros como natureza morta e modelo vivo na Escola de Artes Plásticas de Niterói, mas apreciava mais o conhecimento extra-classe, e após dois anos de estudo decidiu pintar ao ar livre.
Em 1953, Carlinhos pegou um trem e veio para Cabo Frio para trabalhar como leitor de Código Morse. Neste mesmo trem viajava também um monge da Ordem Franciscana, com o qual Carlinhos logo fez amizade. O monge ofereceu a ele um espaço na torre sineira do Convento Nossa Senhora dos Anjos para que ele instalasse seu atelier ali e produzisse sua arte. Carlinhos ficou ali por dez anos, amadureceu sua técnica e floresceu, pintando proficuamente as paisagens cabofrienses, sua gente, autorretratos e belíssimas marinhas, entre outros. Foi amigo de Carlos Scliar, Djanira, José de Dome, Jean Guillaume e Carlos Bracher:
- Carlos Mendonça é um nome de proa na pintura nacional pela importância de sua obra na história das artes da Região dos Lagos e do Brasil. O conjunto de sua obra envolve o espectador num universo muito particular – disse José Antônio Mendes, amigo e curador da exposição do artista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário