quinta-feira, 19 de julho de 2012

Araruama: 26 mil telhas distribuídas depois da tempestade




A Prefeitura Municipal de Araruama, através das Secretarias de Política Social e Defesa Civil, com apoio da Secretaria de Obras, continua realizando a distribuição de telhas de fibrocimento para famílias que, comprovadamente, tiveram suas casas danificadas pela queda de granizo na noite da última quinta-feira. Ao todo, cerca de mil casas foram danificadas, a maioria nas localidades de Clube dos Engenheiros, Fazendinha (Lagoinha, Picada, Vila Branca), Bananeiras (Sapolândia, Condomínio II, Jardim Araruama), Itatiquara, Iguabinha, Paracatú, Mutirão (Beira Rio), Jardim São Paulo (Eucalipto), Três Vendas (Barreiro), Ponte dos Leites (Corte), Outeiro (Sapinho), Engenho Novo e Boa Vista. Até ontem, 26.321 telhas de fibrocimento foram distribuídas com autorização da Justiça Eleitoral. Hoje, segundo a Defesa Civil, estavam previstas a distribuição de mais 12 mil telhas. Ao todo, serão cerca de 50 mil telhas distribuídas a famílias cadastradas em vários pontos da cidade até o final desta semana.
Por recomendação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Defesa Civil, no dia seguinte à queda de granizo a Prefeitura Municipal decretou situação de emergência por 30 dias, podendo ser prorrogado por até 180 dias.
- Foram levados em conta diversos fatores técnicos, entre eles a anormalidade que exige do Poder Público Municipal a adoção de medidas para restabelecer o bem estar social e o desenvolvimento econômico, e o grau de vulnerabilidade do cenário e da população afetada - esclareceu o secretário de Defesa Civil, tenente coronel Carlos Alexandre da Rosa, lembrando que o maior problema para concluir a entrega das telhas, é a falta do produto no mercado. “As lojas de Araruama e das cidades vizinhas não possuem mais essas telhas no estoque porque outras cidades também foram afetadas pelo granizo. Então, a solução está sendo fazer a compra direto da fábrica. Estamos aguardando que uma nova remessa chegue à cidade a qualquer momento” – explicou Paula Pêgas, secretária de Política Social, que está fazendo a entrega das telhas pessoalmente em várias localidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário