Inauguração da ETE no Jardim Esperança marca nova fase de saneamento regional
Foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 8, a inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) no Jardim Esperança, em Cabo Frio, e da segunda fase de esgotamento sanitário da Região dos Lagos. Promovido pela Concessionária Prolagos, juntamente com a Prefeitura de Cabo Frio e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o evento marca a elevação do esgoto tratado em toda a região ao índice de 80%, um feito inédito para todo o Estado que mantém a média estadual de 35% de saneamento.
Com a presença da população cabofriense em massa, a inauguração contou com a participação de diversas autoridades estaduais e municipais, dentre elas o Prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes; a Vice-Prefeita, Delma Jardim; o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, representando o Governador Sérgio Cabral; a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Marilene Ramos; o Subsecretário Executivo de Estado do Ambiente, Luiz Firmino; o Presidente da Prolagos, Carlos Roma, e prefeitos da região, deputados estaduais, secretários e coordenadores municipais e representantes do Legislativo e imprensa.
- Hoje, estamos dando mais um passo fundamental para salvar definitivamente a Lagoa de Araruama. Quero agradecer à Prolagos por este gol de placa e pela água que já chega ao Distrito de Tamoios. Quero também aproveitar para anunciar que o Governador Sérgio Cabral assumiu o compromisso e vamos asfaltar e entregar a Estrada da Integração até o final do ano. Com isso, fechamos o ano deixando o melhor para todo o município, levando ao Distrito de Tamoios a dignidade e qualidade de vida que prometemos – afirmou Marcos da Rocha Mendes.
Logo após acionar o botão de funcionamento da nova Estação de Tratamento, o secretário estadual Carlos Minc destacou que a inauguração da nova ETE, concomitante à segunda fase de esgotamento sanitário da Região dos Lagos, coloca a região no topo do tratamento de esgoto no Estado, acelerando os resultados do Pacto pelo Saneamento, assinado pelo governador em 18 de abril de 2011:
- Sempre que o saneamento avança, nós temos a certeza que a saúde e a qualidade de vida também avançam, fatores que podem ser traduzidos pelo verde presente, o saneamento em expansão e o peixe fresco na mesa da população. Agora, com a Região dos Lagos inaugurando uma fase em que 80% do esgoto serão tratados, significando mais que o dobro da média em todo o Estado, avançamos também com o Pacto pelo Saneamento, que prevê lixo zero, saneamento avançado e desenvolvimento sustentável. Quando temos parcerias bem geridas, como vemos aqui em Cabo Frio e na região, o resultado é isso aí: lagoa e esgoto sendo tratados e saneamento visível – afirmou ele.
Minc afirmou ainda que todos os investimentos em ações de sustentabilidade na região já chegam a R$ 100 milhões:
- Vamos entrar agora em nova fase para direcionar todo o esgoto tratado para a agricultura, irrigando e fertilizando o solo em áreas de cultivo. O esgoto tratado é 500 vezes melhor que o esgoto in natura despejado na lagoa, entretanto, por se tratar de água doce, quebra a salinidade da mesma, comprometendo o ecossistema. Por isso, em novo momento, vamos levar todo este esgoto tratado para proporcionar desenvolvimento para a população – completou.
O evento foi finalizado com a apresentação, em telão, de um vídeo institucional sobre a nova fase de saneamento na Região dos Lagos e a ETE inaugurada nesta terça-feira, seguida por show com banda local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário