quarta-feira, 2 de maio de 2012

Festival do Marisco lota Peró no fim de semana




O bairro Peró ficou movimentado nesse feriado. Moradores de Cabo Frio e turistas de inúmeras cidades brasileiras estão participando do Festival do Marisco que, em sua sexta edição, está superando expectativas de público e de consumo.
O evento oferece vasta programação musical com shows de música e dança e 28 pratos à base de marisco, além de opções para sobremesa com deliciosos doces. O artesanato também marca presença com representantes dos grupos 100% Artesão e Empreender, além de artesãos locais.
O público pode optar entre deliciar-se com as receitas oferecidas nas 10 barracas montadas pela Prefeitura, na Praça do Moinho, ou nos oito restaurantes do Shopping do Peró que também participam do festival gastronômico incluindo em seus cardápios pratos à base do molusco que a cada edição conquista mais apreciadores.
Este ano a Secretaria de Turismo de Cabo Frio, organizadora do evento, firmou parceria com o Projeto Óleo Bom que trata e recicla óleo vegetal usado, promovendo uma ação ambiental e, também, de conscientização. Todas as barracas participantes do Festival do Marisco que oferecem pratos fritos, como croquete, pastel, crocante e empanados receberam recipientes para acondicionarem o óleo usado que será recolhido ao final do evento para tratamento e utilização na produção de biodiesel e sabão, gerando trabalho e renda e, principalmente, preservando as águas e o solo.
O óleo jogado no lixo ou no ralo da pia entope o encanamento, impermeabiliza fossas sépticas, contamina rios e lençóis freáticos, colocando em risco a vida aquática e comprometendo a alimentação humana.
Uma outra ação, de caráter social, também está sendo realizada nos quatro dias do Festival do Marisco através da presença de representantes do COMAD, Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, que está presente no evento com panfletagem e distribuição de cartilhas e material informativo conscientizando sobre os riscos do álcool para jovens e adolescentes e também de outras drogas.
Os profissionais do COMAD e das instituições que o compõem estão no estande da Secretaria de Turismo, prontos para uma conversa ou agendamento de uma visita, sempre orientados por Luiz Teixeira, presidente do Conselho e de Willian Santos, Técnico em Dependência Química do Projeto Vivendo e Aprendendo do CRIA (Centro de Referência da Infância e do Adolescente).
O público do Festival do Marisco além de curtir a boa música, deliciar-se com a diversificada culinária e apreciar o artesanato, também colabora com a organização do evento através da participação na pesquisa de satisfação que está sendo realizada nos quatro dias do evento. O resultado da pesquisa servirá de base para avaliação do evento e planejamento da próxima edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário