O Sebrae realizou nesta terça-feira, em Búzios, o 3º Seminário Regional de lançamento do Programa de Compras Governamentais “Compra Mais”. O Programa é uma iniciativa do Sebrae em parceria com o Governo do Estado, que visa capacitar pequenas empresas para que estas possam vender para as prefeituras e concorrer com grandes e médias empresas.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do Sebrae fazem parte da Região da Baixada Litorânea, os municípios de Armação dos Búzios, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba, Saquarema, Casimiro de Abreu e Silva Jardim.
O prefeito Mirinho Braga fez a abertura oficial do evento. Ele ressaltou que o Sebrae é muito importante para a cidade de Búzios, principalmente para o desenvolvimento do turismo. Sobre o Programa Compra Mais ele afirmou ser um instrumento de geração e distribuição de renda na cidade:
- Com a implantação desse Programa teremos o dinheiro empregado dentro do município. O nosso desejo é que a gente consiga fugir da burocracia – disse o prefeito Mirinho.
Outros prefeitos da Região da Baixada Litorânea também estiveram presentes: o prefeito Marcelo Zelão, de Silva Jardim e a prefeita Franciane Motta, de Saquarema.
O diretor de projetos do Sebrae, Evandro Peçanha fez a apresentação do Programa e destacou que a missão da instituição é apoiar pequenas empresas. Ele falou que esta é a oportunidade que as empresas têm de venderem seus produtos para as prefeituras e desta forma gerar perspectivas de desenvolvimento, renda e emprego.
A próxima etapa do Programa é a capacitação dos gestores para que conheçam todas as modalidades de licitação e também os diversos sistemas públicos de compras destinados à aquisição de produtos e serviços. As micro e pequenas empresas também serão capacitadas a fim de que saibam oferecer seus produtos e serviços por meio dos sistemas de compras públicas e para que estejam preparadas para atender às exigências dos governos do estado e dos municípios.
A etapa final é a realização de rodadas de negócios em âmbito regional e nacional, com o objetivo de aproximar as pequenas empresas dos compradores dos governos, órgãos e empresas públicas.
Foto Sergio Quissak
Nenhum comentário:
Postar um comentário