quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ambiente e Educação de Arraial do Cabo realizam aula de educação ambiental




As Secretarias do Ambiente e Educação de Arraial do Cabo realizaram nesta segunda-feira (16) uma aula de educação ambiental com os alunos do Colégio Municipal Vera Felizardo, em Figueira. O trabalho vai continuar com uma visita ao Parque Ecológico Dormitório das Garças, em Cabo Frio, nos dias 17 e 18.  O assunto das aulas são os manguezais.
De acordo com uma das idealizadoras das aulas de campo, a professora Luciana Alves, a atividade de educação ambiental atende o Projeto Político Pedagógico da unidade escolar.
- A aula de educação ambiental esclarece a importância que os manguezais desempenham como exportador de matéria orgânica para os estuários, contribuindo para a produtividade primária na zona costeira. Por essa razão, constituem-se emecossistemas complexos e dos mais férteis e diversificados do planeta.  – informa Luciana.
O chefe do Departamento de Qualidade Ambiental de Arraial do Cabo e também idealizador das aulas de campo, Marlon Oliveira, explica que a destruição dos manguezais gera grandes prejuízos, inclusive para economia, direta ou indiretamente, uma vez que são perdidas importantes frações ecológicas desempenhadas por esses ecossistemas.
- O objetivo é passar para os jovens estudantes que é preciso conhecer e respeitar os ciclos naturais dos manguezais para que o uso sustentado de seus recursos seja possível – disse Marlon.
biodiversidade dos manguezais faz com que essas áreas se constituam em grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies típicas desses ambientes, como para animais, aves, peixes, moluscos e crustáceos, que aqui encontram as condições ideais para reprodução, eclosão, criadouro e abrigo, quer tenham valor ecológico oueconômico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário