A Secretaria Municipal de Saúde promove na próxima sexta-feira (20) uma série de palestras sobre a hanseníase. O objetivo do evento é orientar a população sobre a doença visando o controle. As palestras acontecem nas unidades de saúde (Módulos de Saúde da Família) e na Policlínica Municipal,das 8h00 às 12h00.
De acordo com informações da Gerente de Programas de Saúde, Suely Rastoldo, os principais sintomas da hanseníase são: uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, a dor e ao tato; caroços e inchaços no corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos; engrossamento do nervo que passa no cotovelo levando a perda da sensibilidade e/ou diminuição da força do 5º dedo; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés e áreas com diminuição dos pelos e do suor.
A Hanseníase pode causar deformidades físicas que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário