quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Fórum discute “Saneamento e a Lagoa de Araruama”




“Saneamento e a Lagoa de Araruama”. Este será o tema discutido no próximo sábado, dia 19, às 9 horas, na segunda edição do fórum “A Cidade que Queremos”, no escritório regional do Deputado Janio Mendes, em Cabo Frio. 

O fórum tem como objetivo discutir o crescimento e desenvolvimento de Cabo Frio de maneira responsável a partir das necessidades da sociedade. 

Segundo o biólogo Roberto Noronha Campos, mediador desse debate, a geologia e o clima diferenciado da Região dos Lagos, entre outros fatores, propiciam a ocorrência de ecossistemas com características ecológicas peculiares, dentre os quais se destaca a lagoa de Araruama. Esse grande corpo hipersalino, rodeado por sete municípios e mais de 500 mil habitantes vem sofrendo por décadas impactos ambientais de diferentes ordens.

- A conservação deste sistema lagunar é essencial para a sustentabilidade da pesca e promoção do lazer, dos esportes náuticos e do turismo. O saneamento básico, que inclui água, esgoto, lixo e drenagem urbana, tem papel decisivo na qualidade ambiental da lagoa de Araruama. O tratamento de esgoto, iniciado há cerca de dez anos na região através de concessionárias, vem contribuindo para a recuperação ambiental da lagoa. Porém, alguns problemas persistem e existe uma grande discussão em torno do sistema de tratamento implantado - comentou o biólogo.

O fórum “A Cidade que Queremos”, que tem a organização do engenheiro sanitarista Juarez Lopes, pretende mobilizar a sociedade civil para discutir aspectos ligados aos mais diferentes temas apresentando alternativas para um desenvolvimento mais qualitativo da cidade de Cabo Frio. 

Apesar de ser organizado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e pelo Partido Verde (PV), o encontro é suprapartidário e aberto a todas as pessoas que queiram discutir os caminhos para o desenvolvimento do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário