terça-feira, 1 de abril de 2014

Mulher vítima de estupro em lotada registra crime na Deam de Cabo Frio

Delegada destaca importância do registro da violência 
para a solução dos casos ocorridos na cidade


Delegada frisa importância do registro de crimes
contra a mulher na Deam/ Arquivo
A mulher de 34 anos, que alega ter sido vítima de estupro, na noite de domingo (30), enquanto voltava para casa de lotada, registrou o crime na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Cabo Frio. Ela esteve na unidade, que fica no mesmo prédio da 126ª DP (Cabo Frio), nesta terça-feira (1º) e foi ouvida pela delegada titular, Claudia Faissal.

A vítima, cuja identidade vai ser preservada, contou na delegacia que voltava para casa na noite de domingo, em um Celta prata, que faz transporte de passageiros, conhecido como lotada. No depoimento, ela relatou que após embarcar no carro, todos seguiram em direção ao Jardim Esperança e, após deixar outras duas pessoas, o motorista a teria estuprado. 


Deam fica em anexo à 126ª DP, na Avenida
Teixeira e Souza/ Arquivo
A delegada Claudia Faissal ressalta que, em casos como o registrado, o correto é procurar a Deam logo após o ocorrido. 

"O primeiro passo é buscar atendimento médico em hospitais, onde a vítima de estupro receberá a medicação necessária. Depois, deve-se registrar o crime na delegacia. Em Cabo Frio, após árdua luta do movimento feminista, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher está de portas abertas para registrar qualquer crime de violência de gênero. Temos equipe especializada, policiais treinados para atender à vítima da melhor maneira. Com o registro, gera-se estatísticas e mais do que isso, gera indício para a investigação do crime, para que o culpado seja pego e preso", disse a delegada.

Além da Deam, as vítimas de violência podem procurar o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), que fica muito próximo da delegacia. Lá, a vítima será acolhida, ouvida e atendida por equipe multidisciplinar que envolve assistentes sociais, psicólogas e advogados. "A cidade tem esta rede social para atender às vítimas de qualquer tipo de violência de gênero", garante a delegada. Segundo ela, o caso do estupro na lotada foi registrado e já entrou em investigação.

A Deam fica em anexo à 126ª DP (Cabo Frio), na Avenida Teixeira e Souza, na altura do Braga. O Ceam fica na Rua Getúlio Vargas, 173, no Parque Central - atrás da delegacia de Cabo Frio.

Leia mais:

Coordenadora do Ceam Cabo Frio ressalta importância da mulher denunciar violência

Nenhum comentário:

Postar um comentário