segunda-feira, 7 de abril de 2014

I MAMAÇO CABO FRIO: Campanha promove o aleitamento materno em praça pública

Mães se unem pelo direito de amamentar os bebês 
em qualquer lugar sem medo de serem recriminadas




Renata Cristiane e Ana Lúcia de Oliveira

A Praça Porto Rocha, em Cabo Frio, virou um grande berçário na manhã desta segunda-feira (7). Várias mamães levaram os bebês para mamar ao ar livre, num ato de incentivo ao aleitamento materno. Mais do que isso, o I Mamaço Cabo Frio chama a atenção para o direito das mães amamentarem os filhos em qualquer hora e lugar, sem descriminação e recriminação. "Um ato natural", como a idealizadora do evento, Juliana Monteiro, classifica o ato de amamentar.

Tudo começou com um testemunho nas redes sociais, com tom de desabafo, depois que Juliana foi convidada a se retirar de um consultório odontológico porque amamentava a filha Eloa, de um ano e dois meses. O caso ganhou notoriedade e apoio de ONGs, poder público e o mais importante: de outras mães.

A dentista bem que tentou impedir a realização do I Mamaço Cabo Frio, entrando com ação na Justiça. Em vão! "O evento não é contra ela. Pelo contrário, é a favor da promoção do aleitamento materno. As mães não podem se sentir constrangidas de amamentar os filhos em locais públicos. Trata-se de um ato de amor e saúde, jamais podendo ser tolido. ", disse Juliana.

Marcinha Ribeiro, da ONG Amigas da Mama, organização de apoio às mulheres com câncer da mama, esteve na Praça Porto Rocha, prestigiando o evento. Ela conta que o filho, que hoje tem 16 anos, mamou no peito até os quatro anos e três meses e isso foi muito importante para a saúde dele.

"Meu filho hoje tem 16 anos e um metro de oitenta e três centímetros. Mamou no peito até os quatro anos de idade e, hoje, dificilmente fica gripado. Não amamento mais, mas, como amiga da mama tenho que apoiar a causa", disse Marcinha. 

Leia mais:

MAMAÇO CABO FRIO: Mães fazem protesto pelo direito de amamentar em qualquer lugar

Secretaria de Saúde de Cabo Frio apoia MAMAÇO

Dentista tenta impedir mamaço em Cabo Frio
























Nenhum comentário:

Postar um comentário