quarta-feira, 2 de abril de 2014

Estacionamento irregular em Cabo Frio: ação vai coibir e orientar motoristas

Dezoito  veículos são multados por dia, em média, 
por estacionamento irregular nas ruas da cidade

Ação vai continuar por tempo indeterminado em todos os bairros



Secretário de Transito acompanhou operação nas ruas
Luciano Moreira 
(texto e fotos)

Estacionar em Cabo Frio é um problema que vem crescendo a cada ano. Não apenas o aumento na frota que transita diariamente, mas as intervenções da prefeitura para coibir lugares “instituídos” como local da estacionamento pelos motoristas mas que ferem a legislação de trânsito, também vem contribuindo para o aumento do problema.
Desde o início desta semana, a secretaria municipal de Transportes, em conjunto com a Guarda Municipal vem realizando uma ação punitiva e de orientação em relação aos veículos estacionados em locais proibidos em todos os bairros da cidade.

Segundo Vítor Moreira, secretário municipal de Trânsito, estão sendo multados cerca de 18 carros por dia e, pelo menos um é rebocado para o depósito municipal: “a lei manda que os carros estacionados de forma irregular sejam multados e rebocados, mas como essa ação também tem caráter de orientação, só estamos rebocando os veículos em situação de extrema irregularidade, como os estacionados em vagas para deficientes ou idosos, em faixas de pedestres ou em locais que ofereçam risco aos demais motoristas e aos pedestres”, explicou o secretário.

Motoristas aplaudem

Durante a ação acompanhada pela equipe do RC24h, dois motoristas param para elogiar
Paulo Amorim aproveitou para denunciar irregularidade
o trabalho. O primeiro, Paulo Amorim, afirmou enfrentar problemas diários na Rua Barão do Rio Branco, onde se concentram hospitais e consultórios médicos, com veículos estacionados no portão da sua garagem: “estou com uma filha de seis meses adoentada e muitas vezes não tenho condições de tirar meu carro da garagem, apesar dos avisos afixados no próprio portão”, explicou.

Outro motorista foi seu Luiz Barbosa, idoso, que, inclusive, esperou que um veículo estacionado em uma vaga para idoso fosse rebocado durante a ação, para estacionar
seu carro na vaga: “tem que fazer isso mesmo. Ser idosos eles não querem, mas nossas
Luiz Barbosa quer respeito às vagas para idosos
vagas...”.

Vale lembrar que tanto os carros pertencentes a idosos quanto a portadores de deficiência, devem conter não só o adesivo de identificação na parte externa, como também o cartão, emitido pela prefeitura, que deve ficar em local visível no painel do veículo.

Multas e outras infrações

Os carros cujos motoristas não apareçam durante o ato da multa, vão encontrar preso sob as palhetas limpadoras do para-brisas, uma via em vermelho da multa, onde estará anotada a irregularidade que gerou a punição. No prazo de um mês, a multa chega à casa do proprietário do veículo. No caso de veículos com placas de outras cidades ou estados, a multa entre no sistema online do Detran.
Multa fica afixada no para-brisa: um mês para pagar


A ação será abrangente, também, em situações provocadas por veículos parados em fila dupla ou tripla em portas de escolas, nos horários de entrada e saída dos alunos, fato que acontece diariamente em frente à várias instituições de ensino durante o período letivo. Mesmo sob os protestos dos proprietários dos colégios, como foi o caso da Dona Elza Bernardo, que alegou à nossa equipe que a cidade não tem vagas suficientes para os pais estacionarem os carros, a orientação é que os carros que estejam impedindo o fluxo nas ruas também sejam multados.

A ação da secretaria de Transportes e da Guarda Municipal vai continuar por tempo indeterminado.  
Carro estacionado em vaga para idosos é rebocado...

...e "Seu" Luiz Barbosa comemora a vaga conquistada

Situação que gerou reclamação de Paulo Amorim

Motorista tenta argumentar com Guarda Municipal

Estacionou em local proibido, levou multa

Fila de carros em porta de escola

Nem a placa evitou o desrespeito

Reservar vagas com cones, só com autorização da prefeitura

Totalmente irregular, estacionado (e mal!) na esquina

Uso correto de vaga por portador de deficiência

Além do adesivo, autorização tem que estar exposta

Nem se importou com a garagem alheia
 

Motorista deste carro questionou motivo da multa

Nenhum comentário:

Postar um comentário