quarta-feira, 9 de abril de 2014

DE VOLTA À VIDA: Internos do Centro de Reabilitação de Cabo Frio recebem alta médica

Em depoimento emocionado, prefeito Alair Correa lembra 
do filho e fala sobre a importância do combate às drogas




Emoção e apresentações culturais na entrega dos
certificados/ Fotos Renata Cristiane
Ana Lúcia de Oliveira

Depois de muito esforço na luta contra contra a dependência química, a manhã desta quarta-feira (9) foi de alegria e sentimento de vitória para os internos do Centro de Reabilitação de Cabo Frio, da Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas (Sepred). Depois de passar por meses de tratamento, 22 internos estão aptos para voltar ao convívio social. Em cerimônia realizada no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, sob forte comoção, eles receberam os certificados de alta médica.


Muita emoção no discurso do prefeito Alair Correa
O ponto máximo do evento foi o depoimento do prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa. Notoriamente emocionado, com olhos rasos d'água, lembrou do filho Márcio Corrêa morto em 2005, em acidente de trânsito. "Meu filho era uma pessoa brilhante e querida. Formou-se médico, elegeu-se deputado e tinha todas as qualidades de uma pessoa que venceria na vida. Isso se não fosse as drogas. Não tenho vergonha de declarar que perdi meu filho querido para as drogas. Este é um problema que atinge todas as classes sociais, sem distinção. Para mim esse é um momento importante. Me emociona ver tantos jovens que estão reabilitados", discursou o prefeito.

Estavam na cerimônia, além do prefeito, a secretária secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, Cris Mansur, e o marido dela, Cláudio Mansur, ambos muito ovacionados pelos internos, devido ao trabalho realizado nos últimos seis meses. Também presente, o comandante do 25º Batalhão da PM, tenente-coronel Ruy França.

Vida em abundância após tratamento


No peito, cada um carregava esperança
e o sentimento de vitória
O tratamento dos internos ocorreu no Centro de Reabilitação, mantido pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio, no bairro Alecrim. Dos 46 internos que iniciaram o tratamento em setembro do ano passado, quando a unidade começou a funcionar, 22 estão prontos para viver longe das drogas. Um percentual de sucesso superior a taxa de recuperação média das clínicas de todo o país, que recuperam entre 20 e 30% dos dependentes.

Entre eles está Lucas Prado, de 20 anos. Depois de dois anos de dependência da cocaína, ele comemora a liberdade. "Só quem já passou pelo vício sabe o quanto é bom estar livre das drogas, reabilitado", disse ele.

O mesmo acontece com Kátia Regina Moraes de Sousa, 32, mãe de Yasmim, de cinco meses. Segundo ela, se não fosse o tratamento em Cabo Frio, ela não poderia ter a filha e cuidar dela. "Entrei para o vício aos 13 anos. Usava crack, uma droga que acaba com você em todos os aspectos. Vim para Cabo Frio há oito meses, dos quais dois fiquei no Camor e os outros seis na Sepred. Com a ajuda de um amigo, consegui este tratamento. Hoje estou livre e viva. Pensei que não conseguiria chegar onde cheguei. Ganhei vida depois do tratamento", contou Kátia emocionada.

Reabilitação e inserção no mercado

Kátia celebra a vida com a filha no colo
A Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas não cuida apenas do tratamento e da recuperação do dependente químico. Após a alta médica, muitos já podem contar com um novo emprego com o apoio da Sepred, que tem buscado parcerias com empresas do município para fazer essa realocação no mercado de trabalho. Dos 22 que receberam alta, 14 já estão com emprego garantido.

"Eles precisam dessa ajuda neste primeiro momento. Tem sido muito importante essa realocação no mercado de trabalho. Muitos deles, já estão trabalhando durante o dia, e a noite, voltam para dormir no Centro de Tratamento", explicou a secretária Cris Mansur.

Prefeito Alair Corrêa e a secretária Cris Mansur
Este é o caso de Natanael de Souza e Robson da Silva. Há quase um mês eles estão trabalhando numa construtora de Cabo Frio que firmou parceria com a Secretaria Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas. Segundo o diretor de Marketing da empresa, Max Andrade, o resultado tem sido positivo.

"Estamos satisfeitos com o trabalho deles. São funcionários competentes e respeitam as regras da empresa. É muito importante participar deste processo. Estamos no mercado há 21 anos e sempre tivemos essa preocupação com o social. São pessoas que estão retomando a vida após uma luta contra as drogas, e eles precisam de um voto de confiança para voltar para seus lares e voltar a ter uma vida normal", disse Max Andrade.

Todos presentes ficaram muito comovidos na cerimônia

Prefeito em discurso comovente
Emoção ao receber o certificado

Secretária Cris Mansur fala sobre a importância do trabalho e
a humanização do tratamento

Cláudio Mansur parabeniza a todos pelo esforço

Internos recebem o certificado de alta médica



Nenhum comentário:

Postar um comentário