sexta-feira, 11 de abril de 2014

AS PANTERAS: Mulherada toma conta da Polícia Civil na Região dos Lagos

Das 8 delegacias da Costa do Sol, 4 chefiadas por mulheres que não brincam em serviço e apresentam resultados


Diogo Reis
Flávia Góes, da 126ª (Cabo Frio)

Corajosas, inteligentes e belas – por que não? – elas investigam crimes e põem bandidos atrás das grades. Qualquer semelhança com o filme norte-americano "As Panteras" é mera coincidência, mas o assunto em questão é a vida real, e da Região dos Lagos. Com a chegada da nova titular da 126ª DP (Cabo Frio), Flávia Goes Monteiro, metade das delegadas serão mulheres. São elas, Claudia Faissal, da Deam, com sede em Cabo Frio; Juliana Rattes, da 132ª (Arraial do Cabo) e Janaina Peregrino, da 129ª (Iguaba Grande).


Juliana Rattes, da 132ª DP (Arraial)
Um dos maiores desafios cabe justamente à nova "pantera". Vai encarar a delegacia do maior município da região, que registra índices até 10 vezes maior do que as de cidades vizinhas. No mês de janeiro, por exemplo, sob o comando de Luiz Claudio Cruz, a 126ª DP registrou 70 prisões em flagrante, 24 apreensão de menores e cumprimento de oito mandados de prisão.

Em Arraial do Cabo, a bandidagem também não tem moleza. No último dia 27 de março, a delegada Juliana Rattes, foi responsável pela prisão de um tarado que abusava da própria irmã, de 17 anos, desde que ela tinha oito. A prisão foi pedida depois que Luciano Gomes, o tarado, foi detido por furtar um supermercado. A delegada, ao descobrir a suspeita de estupro, colheu provas rapidamente para representar junto à Justiça o pedido de pisão temporária contra o acusado, que já está num presídio do Rio de Janeiro.


Janaina Peregrino 129ª (Iguaba)
Em Iguaba Grande, Janaina Peregrino, que é especialista em Ciências Penais, pela Universidade do Sul de Santa Catarina, foi responsável pela prisão de outro tarado. O médico clínico geral José Carlos Alberto Martins, 54, acusado de de estuprar uma dona de casa de 25 anos no dia 27 de dezembro do ano passado, dentro da unidade, durante atendimento. A prisão aconteceu no último dia 18 de março.

Cláudia Faissal, uma das delegadas mais admiradas da Região dos Lagos que, inclusive, já foi titular da 125ª DP (São Pedro da Aldeia) e da 132ª DP (Arraial do Cabo), atualmente é a chefe da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam).  No dia 3 deste mês, ela prendeu Adaílton Apolinário da Silva, de 21 anos, acusado de ter estuprado a funcionária de um grande supermercado, localizado no bairro do Braga. Cláudia Faissal também esteve à frente das investigações que acabaram na prisão dos engenheiros espanhóis, acusados de estuprar e matar a escriturária, Denise Moraes de Carvalho, 31, no Carnaval de 2012. O caso teve grande repercussão.


Cláudia Faissal hoje está à frente da Deam, em Cabo Frio

Nenhum comentário:

Postar um comentário