O azul é a cor escolhida para lembrar a reflexão sobre o transtorno (Fotos: Carlos Tavares/ Folha de Búzios) |
Diogo Reis
O azul e a conscientização tomaram conta do centro de Búzios. Isso porque alunos da Apae de Búzios, pais, amigos e equipe realizaram na manhã desta quarta-feira (2) uma caminhada pelo autismo. Eles saíram da frente da Prefeitura de Búzios, percorreram a Travessa dos Pescadores, passaram pela Praça Santos Dumont, Rua Turíbio de Farias e fizeram a parada em frente ao Mc Donald’s e seguiram em direção da Rua das Pedras. O secretário de Esportes de Armação dos Búzios, Marco Ewbank Rodrigues, também participou da caminhada.
A partir de 13 horas, haverá almoço e após extensa programação com palestrantes e outras atividades, na sede da Apae, na Baía Formosa.
No dia de 2 de abril se comemora o Dia Mundial da Conscientização do Autismo que foi decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU), pais, profissionais e governantes. Estes, se uniram para fazer um alerta sobre esta síndrome que cada vez mais afeta novas crianças.
O autismo
Os transtornos do espectro autista, descritos inicialmente por Kanner em 1943, são considerados modernamente como um conjunto heterogêneo de síndromes clínicas que tem em comum uma tríade: comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamentos repetitivos e estereotipados, que podem variar desde as formas mais leves até formas mais graves. A forma mais grave é o isolamento social completo e a indiferença às pessoas, já uma forma mais atenuada pode ser vista naqueles que não procuram espontaneamente o contato social mas aceitam ser procurados sem oferecer resistência alguma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário