quinta-feira, 13 de março de 2014

Projeto de Lei prevê punição aos clubes de futebol que têm torcedores racistas

Iniciativa é do deputado estadual Jânio Mendes e está tramitando nas comissões da Assembleia Legislativa (Alerj)

Jogador Tinga foi vítima de racismo em jogo da Libertadores

O racismo nos estádios de futebol do Rio de Janeiro poderá gerar multas para os clubes. A proposta é dos deputados Janio Mendes (PDT), Luiz Martins (PDT) e Thiago Pampolha (PSD) que apresentaram projeto de lei que “estabelece penalidades administrativas aos clubes de futebol cujas torcidas praticarem o crime de racismo nos estádios do Rio de Janeiro”.

O projeto que passará por quatro comissões antes de ser votado teve sua criação motivada pelos recentes casos de racismo contra os jogadores Tinga e Arouca e o árbitro Márcio Chagas. A aplicação de multas e até mesmo a suspensão da partida estão previstas no projeto que determina ainda que as quantias arrecadadas sejam revertidas para um fundo estadual de combate ao racismo.

- Lamentavelmente, estamos assistindo, aqui no Brasil e no mundo, manifestações constantes de racismo no futebol. Sabemos que essa não é a cultura do povo fluminense, mas vamos sediar uma Copa do Mundo, receberemos cidadãos de diversas origens e precisamos anunciar que, aqui no Rio de Janeiro, não toleraremos este crime – afirmou o deputado Janio Mendes.

Um dos casos de racismo em estádios de futebol, que mais teve repercussão foi o do jogador Tinga, do Cruzeiro. Torcedores do Real Garcilaso, do Peru, reproduziram sons de macacos nos momentos em que o jogador brasileiro tocava na bola, durante partida entre as duas equipes pela Taça Libertadores da América, no dia 12 de fevereiro deste ano, na cidade peruana de Huancayo.. O caso teve repercussão nacional e, até a presidente Dilma Rousself se pronunciou sobre o caso nas redes sociais.

“Foi lamentável o episódio de racismo contra o jogador Tinga, do Cruzeiro, no jogo de ontem [quarta], no Peru. (...) Ao sair do jogo, Tinga disse q trocaria seus títulos por um mundo c/ igualdade entre as raças”, publicou a presidente na rede social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário