quinta-feira, 20 de março de 2014

Pescadores de São Pedro preparam protesto contra proibição de pesca

Manifestação tem concentração marcada para as 10h, na Praia do Camerum



Recepção aos pescadores na porta da Câmara (Vagner Almeida)


Luciano Moreira

Pescadores da cidade de São Pedro da Aldeia farão uma manifestação, nesta quinta-feira (20), partindo da Praia do Camerum em direção à prefeitura e à Câmara Municipal da cidade, em protesto à proibição da pesca de tróia, modalidade que usa dois barcos ligados por uma rede em formato de meia-lua. 


A insatisfação da categoria começou após o aviso de que, a partir do dia 17 de abril, a pesca de tróia estaria proibida da região conhecida como Ponta da Areia até as proximidades da Ponte Wilson Mendes.  Os pescadores alegam que a pesca de tróia é tradicional e faz parte da cultura local, transmitida de pai parta filho e é a base do sustento de muitas famílias.

Segundo representantes dos pescadores, foram feitas tentativas de audiência com o prefeito, Cláudio Chumbinho, mas ele não os recebeu e mandou, via representante, um abaixo-assinado para que fosse preenchido pelos próprios pescadores, para que a prefeitura encaminhasse o documento ao Ministério da Pesca, numa tentativa de rever a decisão.


Os pescadores continuam revoltados com a proibição e, segundo eles, com o que chamaram de descaso por parte da prefeitura: "o prefeito ficou de vir aqui, conversar com a gente, mas nem se deu ao trabalho", afirmou um deles, que preferiu não se identificar.










Nenhum comentário:

Postar um comentário