Fiscalização percorreu a costa buziana nesta manhã |
Ao navegar a enseada, a equipe de Muniz pode constatar a existência da mancha amarelada, que se concentrava na enseada e se estendia em direção a Praia do Canto. De acordo com o jornalista Bebeto Karolla, da Folha de Búzios, a equipe de fiscalização foi até as praias da Tartaruga e Manguinhos, pra onde o vento leste levaria a maré.
"Acompanhamos a equipe no barco. O secretário Carlos Muniz informou que não há indicações de que a mancha seja proveniente de algum tipo de produto químico. Além disso, não há relatos de pessoas intoxicadas", disse Bebeto Karolla.
Amostras da água do mar foram colhidas para análise |
“É o momento da cidade possuir o chamado Centro de Defesa Ambiental, que a Petrobrás tem em Macaé. Todo acidente vai dando um aviso antes e estamos tendo pequenos acidentes repetidos. A mancha não precisa chegar aqui na beira da praia para ser detectada. O pescador ou o velejador que avistarem qualquer anormalidade em alto mar deve comunicar a Secretaria de Meio Ambiente. Com o centro poderemos organizar e ter respostas rápidas, seja com barcos capazes de coletar qualquer mancha química ou materiais para serem colocados na praia. Colhemos amostras da água neste domingo e levaremos para análise”-disse o secretário.
Tanta apreensão tem motivo. No dia 20 de fevereiro deste ano, a Praia da Tartaruga foi afetada por uma mancha que mandou dezenas de pessoas para o hospital.
Fonte: Folha de Búzios/ Bebeto Karolla/ Fotos de Zilma Cabral
Muniz levou as amostras de água para análise |
Nenhum comentário:
Postar um comentário