domingo, 9 de março de 2014

Nova mancha no mar deixa Secretaria de Meio Ambiente de Armação dos Búzios em alerta

Fiscalização Ambiental navegou pela enseada e recolheu amostras de água que foram levadas para análise

Fiscalização percorreu a costa buziana nesta manhã
O secretário de Meio Ambiente de Armação dos Búzios, Carlos Alberto Muniz, percorreu com a equipe de Fiscalização Ambiental várias praias da península, na manhã deste domingo (9). O motivo foi uma nova mancha que apareceu no mar. A poluição assustou os moradores ao surgir na Orla Bardot e em boa parte da costa buziana, entre as praias dos Ossos, Canto, Tartaruga e Manguinhos.

Ao navegar a enseada, a equipe de Muniz pode constatar a existência da mancha amarelada, que se concentrava na enseada e se estendia em direção a Praia do Canto. De acordo com o jornalista Bebeto Karolla, da Folha de Búzios, a equipe de fiscalização foi até as praias da Tartaruga e Manguinhos, pra onde o vento leste levaria a maré. 

"Acompanhamos a equipe no barco. O secretário Carlos Muniz informou que não há indicações de que a mancha seja proveniente de algum tipo de produto químico. Além disso, não há relatos de pessoas intoxicadas", disse Bebeto Karolla.

Amostras da água do mar foram colhidas para análise
Para o vice-prefeito de Búzios e secretário de Meio Ambiente, é hora de chamar as empresas de petróleo, assim como as operadoras de navios, para uma conversa.

“É o momento da cidade possuir o chamado Centro de Defesa Ambiental, que a Petrobrás tem em Macaé. Todo acidente vai dando um aviso antes e estamos tendo pequenos acidentes repetidos. A mancha não precisa chegar aqui na beira da praia para ser detectada. O pescador ou o velejador que avistarem qualquer anormalidade em alto mar deve comunicar a Secretaria de Meio Ambiente. Com o centro poderemos organizar e ter respostas rápidas, seja com barcos capazes de coletar qualquer mancha química ou materiais para serem colocados na praia. Colhemos amostras da água neste domingo e levaremos para análise”-disse o secretário.

Tanta apreensão tem motivo. No dia 20 de fevereiro deste ano, a Praia da Tartaruga foi afetada por uma mancha que mandou dezenas de pessoas para o hospital.

Fonte: Folha de Búzios/ Bebeto Karolla/ Fotos de Zilma Cabral

Muniz levou as amostras de água para análise


Nenhum comentário:

Postar um comentário