terça-feira, 11 de março de 2014

Gato de luz resulta em 15 prisões no verão da Região dos Lagos e Costa Verde



Nos meses de janeiro e fevereiro de 2014, a Ampla realizou, em parceria com a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), nove grandes operações para combater o furto de energia na Região dos Lagos e Costa Verde. Ao todo, foram efetuadas 15 prisões e expedidos 18 boletins de ocorrência. Entre janeiro e fevereiro do ano passado, foram 7 prisões e 23 registros de ocorrência.

As ações ocorreram nos municípios de Araruama, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema, na Região dos Lagos, e em Ilha Grande, na Costa Verde. Elas fazem parte do Plano Verão da Ampla, que contempla uma série de iniciativas para melhorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica na Região dos Lagos.

Em janeiro deste ano, a taxa média anual (média dos últimos 12 meses) de furto de energia da Região dos Lagos foi de 15,97%. Esse índice é 1,19 ponto percentual inferior ao verificado em janeiro de 2013, de 17,16%, resultado das ações de empresa para reduzir as ligações clandestinas. Já na Costa Verde o índice atingiu 14,14%. Ao longo do ano passado, as operações de combate ao furto em parceria com a Polícia Civil resultaram em 108 prisões e 482 registros de ocorrência em toda a área de concessão da Ampla.

Além de ser crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, os chamados “gatos de luz” afetam diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e o valor da tarifa de energia paga pelo consumidor. As ligações irregulares também podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupções no fornecimento de energia.

Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Ampla realiza, além dos operativos, projetos sociais em comunidades que têm como objetivo a conscientização sobre o uso eficiente de energia elétrica, geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo.

Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo através do Disque Denúncia (021-2253-1177), pela internet: <www.ampla.com> ou pelo Twitter da empresa (@amplaenergia). Não é necessário se identificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário