Objetivo é avaliar possibilidade da volta da UPAM na região e a solução para o problema do esgoto na Praia do Peró
Coronel Padrone percorreu todo o parque |
Cabo Frio está próxima de sediar uma Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM), no Parque Municipal Dormitório das Garças, que fica na Avenida Wilson Mendes, na altura do bairro Monte Alegre. O coordenador de Combate aos Crimes Ambientais da Secretaria Estadual do Ambiente, coronel José Maurício Padrone, está na cidade vistoriando a área e avaliando a viabilidade técnica da área para a instalação da unidade. Além disso, ele vai vistoriar o Hote La Plage, no Praia do Peró, que construiu de forma irregular, uma fossa, que está vazando esgoto e poluindo o mar.
Ele visitou ate as áreas vandalizadas |
De acordo com o coronel Padrone, o Dormitório das Graças tem tudo para sediar a UPAM. "O bom do local é que ele fica bem localizado, pois fica em uma avenida estratégica, e também às margens do Canal Itajuru. Isso facilita a saída das viaturas pela água e pela terra, dando mobilidade à fiscalização", disse o coronel.
O Dormitório das Garças já foi alvo de vândalos |
Ele acredita que o espaço é ótimo para implantação da UPAM/ Fotos Luciano Moreira |
"Trata-se de um projeto que já tem verba para ser realizado. Além disso, está sendo muito bem recebido pela Prefeitura, Polícia Militar Ambiental, Inea e demais instituições. A prioridade da UPAM será atender ao PECS, mas os agentes vão atuar em toda a Região dos Lagos na repressão aos crimes ambientais numa região que tem a natureza como seu principal produto turístico", disse Padrone.
Índio da Costa quer solução para Praia do Peró
Sérgio Ricardo Soares |
"Uma obra irregular não pode comprometer a qualidade da água de uma praia que é apontada pelos testes de balneabilidade do Inea com uma das mais limpas do litoral fluminense. Vamos visitar o hotel e conversar com o proprietário. Não queremos interditar o empreendimento, mas é preciso ter uma solução para o caso. Queremos que ele faça alguma coisa para sanar o problema", disse o coronel Padrone.
Sérgio Ricardo Soares, chefe do Parque Estadual da Costa do Sol, que acompanhou toda a vistoria, explicou que em fevereiro foram feitas duas coletas, que mostraram que o trecho está balneável. Mas, a área só vai sair da indicação de "impróprio" a partir da terceira coleta consecutiva com resultado positivo.
De acordo com a concessionária Prolagos, imóveis situados em áreas desprovidas de rede de esgoto, como é o caso do hotel, devem contar com o sistema próprio de fossa, filtro e sumidouro, cuja manutenção também é de responsabilidade do proprietário do imóvel. Apesar de não ser atribuição da concessionária, a Prolagos, segundo nota da concessionária, presta apoio, sempre que solicitada, aos estabelecimentos, para a limpeza e manutenção desses sistemas individuais.
"Eu não tenho saída de esgoto para praia"
Carlos Cunha conversa com o coronel Padrone/ D. Reis |
Segundo ele, o Hotel La Plage conta com sistema de fossa, filtro e sumidouro em suas dependências, sistema este que está em perfeito funcionamento e com a vazão adequada para os quartos.
"Anos atrás, a direção do hotel solicitou autorização à Prefeitura para ligar o sistema de saneamento à rede que havia sido construída para atender os quiosques do calçadão. Com a autorização concedida, a obra foi feita, porém, ao ligar a conexão o volume de esgoto foi superior ao suportado pela rede. Imediatamente, foi desligada a conexão e nunca mais foi utilizada. Em 2013, novamente, foi noticiado um suposto vazamento de esgoto na praia ocasionado por parte do hotel. A sub prefeitura do Peró, através do ex- sub prefeito Maurício Maia, esteve no local, abriu o calçadão e constatou que o cano que levaria esgoto do hotel para a rede do calçadão estava seco e sem utilização alguma, visto que não estava sendo utilizado. Nesta mesma ocasião, o ex-sub prefeito aproveitou a obra para lacrar definitivamente a ligação. Ou seja, o Hotel La Plage foi acusado injustamente. Depois desta vistoria, ficou devidamente registrado e comprovado que o sistema de esgoto do empreendimento (fossa, filtro e sumidouro) estão em perfeito funcionamento, ou seja, se existe algum tipo de poluição na Praia do Peró, esta não está sendo causada pelo Hotel La Plage", finalizou.
O Sérgio Ricardo explicando para Homero Reis Silva, sub prefeito do Peró, a situação do Hotel La Plage |
Nenhum comentário:
Postar um comentário