quarta-feira, 19 de março de 2014

Casa Artesanal de Cabo Frio comemora Dia do Artesão com variada programação




Destaque para a Moção de Aplausos, participação na “Rio Artes Manuais” e um desfile com foco na sustentabilidade

Nesta quarta-feira (19/3), Dia do Artesão, a Casa Artesanal de Cabo Frio comemora a data com muitas homenagens e uma programação bem variada. Destaque para a Moção de Aplausos que a Câmara Municipal de Vereadores estará outorgando aos artesãos pelos serviços prestados a economia e turismo da Cidade e um tributo do prefeito Alair Corrêa para os artistas, enviando-os para uma visita e participação na “Rio Artes Manuais 2014: Feira de capacitação em artesanato”. Também está prevista a realização de um desfile com foco na sustentabilidade, na Praça dos Quiosques, na Praia do Forte, em parceria com a COMSERCAF.

Inaugurada em outubro de 2013, a Casa Artesanal foi uma inovação na apresentação do artesanato de Cabo Frio.


- O governo Alair Corrêa, sensível sobre a importância deste segmento para nossa cidade, tornou o espaço um lugar único na exposição e vendas do artesanato local – destaca a coordenadora do segmento Artesanato da secretaria municipal de Turismo, Vânia Carvalho.

Hoje a Casa Artesanal possui 30 artesãos transformando os 22 ambientes temáticos num verdadeiro point de decoração, peças pessoais e utilitárias.

- Nesse dia 19, onde se comemora o Dia do Artesão, finalmente estes profissionais têm do que se orgulhar. O reconhecimento do seu trabalho como agentes capacitadores e transformadores faz do artesão de Cabo Frio um orgulho pra nossa sociedade – comemora Vânia.

A Coordenadoria do Artesanato preparou várias homenagens para os artesãos de Cabo Frio, que segundo Vânia Carvalho, foi prontamente autorizada pelo prefeito Alair Corrêa.
 
- A primeira homenagem será feita pela Câmara de Vereadores onde os artesãos ganharão uma Moção de Aplausos pelos serviços prestados a nossa cidade. O segundo é um presente do prefeito Alair Corrêa para nossos artistas, enviando-os para uma visita à “Mega Feira Rio Artes Manuais”, que é um evento destinado à formação, capacitação, exposição de artesanato, onde mais de 50 empresas ligadas ao segmento oferecerão cursos, palestras e workshops, todos destinados a essa arte tão crescente que atrai um público cada vez maior, explicou a coordenadora.

Dentre os expositores – cerca de 20 artesãos selecionados criteriosamente pela empresa de materiais destinados ao artesanato, a “Caçula” – o casal Vitória e Ricardo Mayer, da Casa Artesanal, que irá representar Cabo Frio, na Praça do Artesão, no Rio de Janeiro, junto com outros expositores de mais de 15 municípios.

Dentro da programação das comemorações, haverá a realização de um desfile com foco na sustentabilidade, no próximo dia 20 de abril, na Praça dos Quiosques, na Praia do Forte, com parceria com a COMSERCAF.


– A ideia é mostrarmos como o artesão é um agente de transformação dentro da noção de economia sustentável, onde produtos descartáveis podem ser reaproveitados dando origem a peças criativas e com tendência ao mercado. O produtor e agenciador de modelos Soró Luiz, será nosso companheiro nessa nova empreitada da Coordenadoria de Artesanato, que está sempre visando incrementar nosso turismo trazendo ideias inovadoras para atrair um público cada vez mais seleto e preocupado com as questões ambientais e culturais – disse Vânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário