quarta-feira, 5 de março de 2014

Ambientalista é agredido em área de preservação na Região dos Lagos

Pic Up estacionada sobre ninho de corujas

O ambientalista e presidente da organização SOS Aves e Cia Paulo Maia foi agredido no início da tarde deste domingo na Praia das Conchas, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Segundo o relato do ambientalista, ele foi ao Parque Estadual da Costa do Sol verificar por conta própria o espaço anunciado como área de preservação pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) recentemente, no entanto, diz ter sido surpreendido com a invasão indiscriminada da área.

— Cheguei à praia e vi um festival de irregulares. As pessoas estavam fazendo churrasco em áreas utilizadas para reprodução de espécies como corujas. Cheguei a presenciar um carro grande estacionado em cima de um ninho de corujas. Quando comecei a fotografar as placas dos carros fui empurrado e agredido por uma dessas pessoas, que me coagiu com a ajuda de familiares — relata Maia, que afirma ter aberto um Boletim de Ocorrência por agressão.

A maior reclamação do ambientalista, no entanto, é a falta de policiamento no local.
— Tentei conversar com inúmeras autoridades, como polícia militar, polícia civil, guarda municipal e não consegui nenhum retorno — afirma.

Policiais do Comando de Policiamento Ambiental (UPAM), procurados pelo O GLOBO, informaram que não puderam atender a ocorrência denunciada por Paulo Maia porque estão fazendo o ordenamento do trânsito na Praia das Conchas para impedir que os carros estacionem na área de preservação ambiental. Os dois PMs são auxiliados por dois guarda-parques do Inea.

Não é a primeira vez que o Parque é invadido de forma irregular. No início deste ano, guarda-parques sofreram ameaças por tentar impedir o estacionamento irregular na área. Um dos banhistas chegou a sacar um revólver e ameaçar o agente que tentava impedir a ocupação dos veículos na Ilha do Japonês, em Cabo Frio. Em novembro do ano passado, o governo do estado anunciou um reforço na fiscalização na região do Peró.

O ambientalista Paulo Maia, de 50 anos, possui um longo histórico com a causa ambiental. Na coordenação da SOS Aves, que possui 12 mil voluntários, ele trabalha no resgate e reintegração de animais em seu ambiente.

Fonte: http://oglobo.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário