quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

PRIMEIRA MÃO: Produtividade do 25º BPM supera 2012 em até 259%

Coronel França faz balanço de 60 dias à frente do batalhão e revela como está transformando a Policia Militar na região



Por Diogo Reis

Sessenta dias de transformação. Desde o dia 12 de dezembro de 2012, tanto a população quanto a tropa da Polícia Militar da Região dos Lagos perceberam uma radical diferença. Uma produtividade nunca antes vista do 25º BPM, que atende a sete municípios, o batalhão passou registrar os maiores índices a respeito de combate à criminalidade – apreensões e prisões (Veja os índices). Junto com o resultado, um discurso igualmente inovador: motivação da tropa. Completando 60 dias nesta quarta-feira (12) à frente do 25º BPM, o tenente-coronel Ruy França, em entrevista exclusiva ao Blog Repórter Renata Cristiane, não se cansa de pregar o resgate da autoestima de seus agentes e oferecer melhores condições de trabalho para, enfim, devolver a paz que sempre foi marca da região, tal como as belezas naturais.


"É fundamental apoiar a tropa, fortalecer o policial para que ele queira trabalhar, superar as metas. Não é só exigir, mas também oferecer melhores condições de trabalho", disse o comandante.

E cheio de razão. O Blog, que acompanha diariamente o trabalho da Polícia Militar, tem visto isso de perto – os praças da Polícia Militar, não raro, rasgam elogios ao comandante. E não é só o incentivo ao agente, mas também arrumar a casa. Há algumas semanas, a sede do 25º BPM, que fica na Rua Antônio de Oliveira Gama, no Jardim Caiçara, tem recebido reparos.



Parceria com a prefeitura leva mutirão para manutenção do 25º BPM

Uma das características diferenciadas é o comando fora de gabinete. Em todas as operações da Polícia Militar, o coronel Ruy esteve presente em campo. O diálogo, não só com os subordinados, mas também com a população, tem sido outra marca registrada do comandante. Segundo ele, tão importante quanto a tropa é ter a comunidade como grande parceira.

"Procuro estar presente em todas as reuniões de conselhos comunitários de segurança, para trazer as pessoas para dentro do batalhão. E tem dado certo. Meu telefone não para de tocar, as denúncias cresceram e assim o policial consegue trabalhar mais", ressalta.


França dialogando com suspeitos durante operação na Boca do Mato

E as denúncias sobre o comportamento dos policiais, queixa recorrente de moradores, principalmente de comunidades onde há forte influência do tráfico de drogas, também são constantemente investigada, mas "sem estardalhaço".

"Já prendemos um policial por tráfico de drogas, por guardar entorpecentes dentro de casa. Os abusos também estão sendo investigados. Quem ficar de fora da boa conduta pode procurar outro lugar para trabalhar", alerta.

Essa conjuntura que eclodiu no aumento da produtividade policial é a esperança de tempos de paz para o coronel. Ele acredita que apreendendo drogas e retirando armas de circulação, a população possa sentir, em breve, redução dos pequenos crimes. Justamente aqueles que fomentam a sensação de insegurança.

"Enfraquecendo a criminalidade, acredito que a população vai se sentir mais segura ao andar nas ruas. Isso só é possível devolvendo a autoestima do policial e recuperando a imagem desgastada da corporação com a sociedade", reforçou.






Desempenho de França chamou atenção do coronel Dias,
comandante da região Leste Metropolitana e a Baixadas Litorâneas


Muitas operações têm sido realizadas em conjunto com Polícia Civil


Antes de depois da pintura:





Um comentário:

  1. Mérito da tropa motivada pelo novo comandante. Pena terem deslocado a companhia do Jardim Esperança para Unamar. Menos viaturas circulando no grande JE e mais tempo no deslocamento até Unamar, descobrindo setores por mais tempo.

    ResponderExcluir