segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Praia da Tartaruga, em Búzios, continua interditada

Prefeito de Búzios se reuniu com secretário estadual do Ambiente para discutir ações



A Praia da Tartaruga, em Búzios, interditada desde sexta-feira passada (21), será liberada somente após os resultados dos exames da água do mar, que devem sair ao longo desta semana, informou o secretário do Ambiente, Índio da Costa. O secretário recebeu nesta segunda-feira (24) o prefeito de Búzios, André Granado, para definir medidas capazes de evitar casos similares de contaminação no futuro.

Na reunião, da qual participou ainda a Presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Isaura Fraga, ficou definida a produção de um plano de contingência para acidentes ambientais na área de Búzios.


Poder atender à população com maior rapidez em casos de acidentes ambientais é o objetivo do secretário 
estadual do Ambiente, Indio da Costa, ao propor o Plano. “Quero oferecer um serviço de qualidade, mas também rápido na ação para identificar a origem do problema e dar uma solução eficaz”, declarou Indio.

Na quinta-feira (20), ao entrar no mar, banhistas sentiram enjoo, ardência nos olhos e queimação nas vias respiratórias. Segundo ele, a poluição da água pode ter sido causada pelos transatlânticos que passam pela cidade, pelo vazamento de esgoto ou pela morte de algas.

“Com esses resultados, saberemos que tipo de problema é, qual o impacto verdadeiro. A reunião foi feita para criarmos um ponto de contingência com mais agilidade no caso de qualquer plano ambiental que haja em Búzios”, disse ele.

Na reunião ficou acertada a elaboração de um estudo sobre o impacto da presença dos transatlânticos em Búzios e sobre o número de passageiros destes navios que a cidade pode comportar diariamente. “Hoje sabemos o número de navios, mas se os dois tiverem 5 mil pessoas, são dez mil. Se forem mil passageiros em cada navio, são 2 mil pessoas por dia, um terço do impacto”, ressaltou Índio da Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário