sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

UPAM da Região dos Lagos poderá ficar no Parque Dormitório das Garças


Depois de um incêndio que destruiu parte da sua sede, o Parque Ecológico Dormitório das Garças, em Cabo Frio, poderá ser a sede da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM) da Região dos Lagos. As dependências foram oferecidas à Polícia Militar, nesta quinta-feira, pelo presidente da Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf), Toninho Corrêa, durante a operação de limpeza geral do parque e início da recuperação do espaço, que é o maior parque público fechado da Região dos Lagos.


Até esta sexta-feira, toda a área ambiental do parque, repleta de vegetação de restinga e berçário de diversas espécies de peixes e crustáceos da Lagoa de Araruama, estará limpa. Na semana que vem começa a recuperação da área administrativa, que foi parcialmente destruída por um incêndio e invadida por vândalos e usuários de crack. Foi retirado muito lixo, principalmente garrafas pet, em meio ao mangue. Foi pedido ao 25º BPM (Cabo Frio) policiamento para o local para impedir novas invasões:

Toninho Corrêa quer segurança constante

— A intenção inicial é construir uma estrutura para segurança constante do parque. O grande objetivo é trazer, no entanto, uma Unidades de Policiamento Ambiental (Upams) para nossa região e mais especificamente para Cabo Frio. Tendo como sede a estrutura a ser criada dentro do parque — disse Toninho Corrêa.

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, disse que a oferta do presidente da Comsercaf é uma ótima notícia:

— O Parque Estadual da Costa do Sol é o mais visitado do estado. A instalação de uma Upam na Região dos Lagos é prioritária. Esta oferta de espaço e estrutura só vem a facilitar o processo — disse o secretário.

A volta do policiamento ambiental para a Região dos Lagos é reivindicada por ambientalistas desde que o governo estadual desativou o Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente da PM, que funcionava na Fazenda Colubandê, em São Gonçalo. Desde então, vários crimes ambientais vêm sendo praticados na região por falta de policiamento especializado. O Batalhão tinha postos fixos em Lagoa Seca (Araruama) e Barra de São João (Casimiro de Abreu), que cuidavam do policiamento ambiental em toda a Região dos Lagos.



Inaugurado em 2007 no Dia Mundial do Meio Ambiente, o parque ecológico Dormitório das Garças no Dia Mundial do Meio Ambiente, foi a primeira unidade de conservação ambiental instalada em Cabo Frio.



O parque é um centro de difusão de técnicas de preservação e de consciência verde, realiza periodicamente atividades de educação ambiental (como palestras, visitas ao parque e apresentação de vídeos) com alunos das redes pública e particular, e funciona também como sede do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).



O parque tem atualmente um auditório com capacidade para 80 lugares, e também um mirante de onde pode-se apreciar a chegada e a partida das garças que habitam a Região dos Lagos.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/upam-da-regiao-dos-lagos-podera-ficar-no-parque-dormitorio-das-garcas-11382242#ixzz2rJFR9tGg

Nenhum comentário:

Postar um comentário