sábado, 25 de janeiro de 2014

Prefeitura de Búzios começa revitalização da restinga da Praia da Ferradura



Depois que um quiosque foi demolido na Praia da Ferradura, em Armação dos Búzios, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de Ordem Pública começou o trabalho para resgatar a restinga, com a retirada das plantas exóticas e da poda das árvores grandes como a amendoeira, até que as nativas cresçam e formem arvoredos, além do replantio das nativas, como a aroeira e a pitangueira. 

A demolição do quiosque aconteceu na quinta-feira (22) e foi uma determinação judicial, dando fim a uma ação que tramitava na Justiça Federal desde o ano de 2008. A Procuradoria Municipal interpôs recurso junto à Justiça Federal com intuito de revogar o prazo para data posterior ao Carnaval.

Atendendo a necessidade de conciliar as exigências legais e a preservação dos postos de trabalho, a Secretaria de Meio Ambiente abriu o processo de licenciamento dos quiosques na Praia da Ferradura, que atualmente estão dentro da faixa de Marinha. O espaço público existente na via de acesso à praia tem capacidade de alocar os quiosques, onde historicamente as casas avançaram seus muros para a rua. Com isso, a rua avançou para a área dos quiosques e estes para área da praia.

Segundo o Vice-Prefeito e Secretário de Meio Ambiente, Carlos Muniz, a meta da Prefeitura é que até julho deste ano esteja tudo resolvido judicialmente, para que em agosto possa ser iniciada a construção dos novos quiosques para o próximo verão:

“A recuperação da orla é uma das prioridades desse governo. Como ordenamento das praias, toda a população irá usufruir de uma maneira muito mais democrática desse espaço público. Búzios é o único lugar no país que tem este tipo de ocupação, onde a orla é privatizada, pois praticamente no Brasil inteiro o acesso é irrestrito à orla”, finalizou Muniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário