Orla do Peró, em Cabo Frio, pede socorro (Fotos: Diogo Reis) |
Diogo Reis
Um dos recantos mais bonitos de Cabo Frio reclama que vive o abandono. Um dos símbolos do crescimento recente, o Peró ostenta uma infraestrutura invejável, mas que carece manutenção. O boas-vindas do bairro é a pavimentação precária e esburacada. Realidade em toda malha viária do local e também se repete outros pontos, como na Praça do Moinho e orla.
Na orla, faltam tampas de caixas subterrâneas de energia elétrica, existem pregos à mostra e parte da estrutura de cimento parece comprometida. Quem depende da conservação do local reclama do abandono. Segundo o quiosqueiro Antônio Jarbas Ladeira, o Toninho, há pelo menos quatro anos não há manutenção. Ele conta que clientela não falta, mas a conservação é razão de queixa.
– Já foi pior. Há uns quatro anos que não há manutenção. O que acontece, e sempre, é a limpeza. Disso eu não tenho o que reclamar. Mas acho que com essa mudança de prefeito, de repente, olhem para cá, porque está precisando. Já vi muita gente se acidentando – conta Toninho, que trabalha na Praia do Peró há oito anos.
Alguns moradores não economizam críticas, mesmo admitindo que já esteve pior. O corretor imobiliário Jorge Murilo, há mais de 30 anos no bairro, costuma usar a internet para sensibilizar o poder público municipal. Ele enumera problemas no bairro.
"O Peró está abandonado", sentencia. "No fim do ano a orla estava uma vergonha. Até apareceram por lá e removeram algumas coisas, porque ela, literalmente, está caindo aos pedaços. Se a gente não se mobiliza e divulga o que está de errado, nada acontece", reclama.
A Praça do Moinho, um dos principais pontos do bairro, está recebendo alguns reparos. As pedras portuguesas estão sendo recolocadas, tapando as dezenas de buracos. A prefeitura informou que está avaliando a situação do bairro para realizar reformas ainda neste semestre.
Ciente, pelo menos, a prefeitura está. Procurado pelo Blog, o secretário de Obras, Paulinho Castro, admitiu que o bairro está precisando de manutenção e já se comprometeu em realizá-la nos próximos 60 dias, até que um projeto que contemple o bairro como um todo seja elaborado.
"Realmente, o Peró está precisando de atenção. Nos próximos 60 dias a população pode esperar que reparos acontecerão. Amanhã (terça-feira) estarei com o prefeito (Alair Corrêa) e conversarei com ele sobre um projeto para todo o bairro. A malha asfáltica dele precisa ser toda refeita. Vamos trabalhar nisso", prometeu o secretário.
Àrea de recreação da Praça do Moinho, no Peró, em Cabo Frio, precisa de manutenção |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário