sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Projeto CircoLo Social apresenta espetáculo de fim de ano neste final de semana em Búzios


Intitulado “Alma”, o evento circense será na Praça Santos Dumont, com a participação de 140 artistas

Esta sexta-feira, dia 6, moradores e visitantes de Búzios terão a oportunidade de assistir ao espetáculo “Alma”, que encerra as atividades do ano do projeto CircoLo Social, que, em parceria com a Prefeitura, oferece aulas gratuitas de técnicas circenses para crianças, jovens e adultos da cidade. O espetáculo será na Praça Santos Dumont, a partir das 20h, com a participação de 140 artistas. A apresentação de “Alma”, na praça, será realizada, ainda, no sábado e domingo, dias 7 e 8, no mesmo horário, e nos dias 13, 14 e 15, no Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves (INEFI), bairro da Rasa.

O espetáculo homenageia uma aluna, Alma Dias Luz, que faleceu no ano passado, aos 24 anos. Com dois anos dedicados ao circo, a aluna se tornou um modelo de mudança para colegas e professores: “Ela se tornou disciplinada, com foco e estava cheia de projetos. Infelizmente, um problema de saúde interrompeu sua trajetória. Por isso, além de falar da essência do ser humano, que é a alma, usamos o espetáculo para homenageá-la”, explicou o presidente do projeto social, Antônio Carlos Pap.
  
A escola de circo de Búzios atende, atualmente, 200 pessoas, com idade a partir de 7 anos de idade. Deste total, 65% são adolescentes entre 13 e 17 anos. A novidade, este ano, foi a inclusão de 50 crianças e jovens atendidos pelos CRAS, auxiliando no desenvolvimento físico e psicossocial dos beneficiários, tais como melhoria na coordenação motora, maturidade óssea e socialização. Em 11 anos de fundação, a escola já atendeu cerca de 2,5 mil alunos. A administração da escola é feita por Pap  e mais oito profissionais, dentre os quais quatro são professores formados pela Escola Nacional de Circo – única do tipo na América Latina - e pelo curso de Artes Cênicas da UNIRIO.

Ainda de acordo com o presidente, a escola também vem revelando grandes talentos locais: cerca de 20 alunos fazem parte, hoje, da Escola Nacional de Circo e dois se preparam para cursar uma especialização na Itália. Com a retomada, neste ano, do apoio direto da Prefeitura, o objetivo é oferecer oportunidade a um número maior de beneficiados: “Graças a Deus, por nós sermos um projeto social, todo ano, matamos um leão para tudo dar certo. Contudo, este ano, o leão virou um gato, pois conquistamos recursos e apoio em material e estrutura”, disse o presidente.


Projeto Verão e novas turmas – Durante a alta temporada, período em o projeto diminui o ritmo de aulas, o CircoLo Social realizará uma série de espetáculos na Praça Santos Dumont. Denominado “Projeto Verão”, o evento tem o objetivo de oferecer arte e cultura aos moradores e visitantes da cidade e, ainda, tirar os alunos da ociosidade durante as férias. Ao todo, serão nove apresentações, no verão, com horários ainda não definidos.

As aulas no projeto CircoLo Social acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h e das 16h às 18h. Os interessados em ingressar no projeto terão a oportunidade de passar por um processo seletivo no início de 2014. A expectativa é que novas vagas sejam abertas a partir de março. O CircoLo da Criação funciona na Estrada da Usina, nº 179, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário