quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Praça Santos Dumont apresenta show musical com “Mulheres de Chico” neste sábado

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, promoverá neste sábado, dia 7, um evento de encerramento da campanha “16 dias de Ativismo do Combate à Violência Contra a Mulher”. A partir das 22h, a Praça Santos Dumont (no Centro) será palco da apresentação da peça de teatro “Ô Abre Alas”, seguida do show da banda “Mulheres de Chico”.

Considerado um dos blocos que, atualmente, mais atrai foliões no carnaval carioca, “Mulheres de Chico” já está incluído na programação oficial da folia no Rio de Janeiro. Neste ano de 2013, o desfile aconteceu nas areias do Leme e , somente na concentração, a banda reuniu mais de 50 mil pessoas, cantando e dançando pacificamente ao som das canções de Chico Buarque de Holanda.

Também no dia 7, das 8h às 11h, como parte da campanha, a Prefeitura realizará um torneio de futebol entre equipes das Secretarias e Coordenadorias Municipais. O campeonato, que acontecerá no Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves (INEFI), tem como slogan “Homem de verdade não bate em mulher”, e será disputado por participantes do sexo masculino com o objetivo de integrá-los às atividades da campanha.

Desde o dia 20 de novembro, várias ações vêm sendo realizadas para a mobilização de toda sociedade contra a violência praticada contra as mulheres. As atividades incluíram palestras e campanhas nas escolas, nos CRAS, no hospital, na policlínica, no Centro Especializado de Atendimento a Mulher (CEAM) e nos PSFs, além de blitz com a distribuição de informativos para a população.

Segundo o Prefeito André Granado, a inauguração do CEAM, em setembro, foi um marco para auxiliar no combate a violência: “Como médico, observei que muitos casos chegavam ao hospital e as vítimas não tinham um local especializado para pedirem ajuda, daí a importância deste local de acolhimento, construído especialmente para as mulheres”, afirmou ele. 

Celebrada em 159 países, a campanha denominada “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, marca uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos das mulheres. Desenvolvida, atualmente, em 159 países, a campanha foi criada, em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos EUA.
De acordo com a Secretária Claudia Carrilho, o principal objetivo do evento é conscientizar crianças, adolescentes e jovens da luta pelo fim da violência contra as mulheres: “Despertar em toda a população de Armação dos Búzios a vontade de lutar pela erradicação da violência contra a mulher, indignar-se diante desse fenômeno, contribuindo para a desconstrução da naturalização da violência de gênero contra a mulher, é o principal teor da campanha”, disse ela.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário