quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Postos de saúde de São Pedro da Aldeia já contam com coleta para exames de rotina

Com o objetivo facilitar o acesso e evitar o deslocamento dos pacientes até o Centro da cidade, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, passou a oferecer o serviço de coleta laboratorial para exames de rotina e pré-operatórios em todas as unidades básicas de saúde (UBS) e nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) do município. A coleta de materiais biológicos é feita mediante requisição médica, conforme programação de dias, horários e vagas divulgada pela Secretaria.

De acordo com a coordenadora geral de enfermagem do município, Rúbia Dumas, a medida tem como objetivo melhorar o acesso do usuário ao serviço e agilizar a entrega dos resultados dos exames. “Antes, perdia-se muito tempo com a burocracia. Os postos de saúde deixavam a requisição do paciente na Secretaria de Saúde que, por sua vez, fazia a marcação no laboratório Shirley, conveniado à rede. Os papéis voltavam para a unidade de saúde, onde o morador recolhia e tinha de se deslocar até o Centro para realizar a coleta. E isso também gerava muito custo financeiro para o usuário, além da demora para a entrega dos resultados. Agora, no próprio posto de saúde do bairro o paciente pode realizar a coleta, com a entrega dos resultados já na semana seguinte à realização da coleta, também no posto”, destacou a enfermeira.

A coordenadora informou que apenas o teste oral de tolerância à glicose (TOTG) não está sendo realizado nos postos, devido à demora do procedimento. “Somente o TOTG, que requer um tempo maior, está sendo realizado na Policlínica do Morro do Milagre. No posto de saúde está sendo feita a coleta de materiais para os exames laboratoriais mais frenquentemente solicitados, como hemograma, glicemia, parasitológico de fezes, elementos anormais e sedimento da urina (EAS), urinocultura, sorologias para HIV, entre outros. Dosagens de hormônios e risco cirúrgico também já estão sendo feitos nas unidades”, disse.
As coletas são feitas nas unidades mediante agendamento, sempre a partir das 7h. Na Policlínica do Morro do Milagre, são 25 vagas diárias e para cada um dos demais pontos de coleta, são disponibilizadas 25 vagas. A equipe coletora é formada por cinco profissionais, técnicos em laboratório, que são deslocados todos os dias, conforme a tabela, para as unidades de saúde. A equipe conta com todos os materiais e equipamentos necessários para a coleta, identificação, armazenamento e transporte adequado da amostra para a análise e processamento dos exames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário