sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Nova manifestação em Cem Braças fecha a entrada de Búzios

Motoristas estão parados há mais de duas sem conseguir entrar na cidade


A avenida está bloqueada com paus e pneus
Revoltados com a situação do bairro, os moradores de Cem Braças, em Armação dos Búzios, fecharam a entrada da cidade, na manhã desta sexta-feira (20). Com isso, o acesso à península está complicado nesta quarta-feira (20). Pela manhã, motoristas ficaram mais de duas horas parados na altura do Pórtico. Pneus queimados e troncos de árvores foram colocados para bloquear a entrada do balneário, o asfalto cedeu e um buraco oco abriu na RJ-102, em Baía Formosa. Muito cuidado para quem vai para Búzios pela Estrada de Búzios-Cabo Frio, nas proximidades do Bauen Clube. As autoridades aguardam oito bombas que deverão começar a funcionar ainda hoje. Os pontos de ônibus estão lotados de pessoas que precisam chegar ao trabalho. O trânsito foi liberado agora a pouco.


Até fogo os manifestantes colocaram na pista
Os manifestantes reclamam que a prefeitura está dando mais atenção às áreas centrais da cidade, por onde passam os turistas, esquecendo da periferia. O bairro Cem Braças foi o mais atingido pela chuva da última quarta-feira (20) e continuam com sérios problemas de drenagem no local. Muitos ainda estão ilhados dentro de casa aguardando a água baixar.

Trânsito no fim desta manhã/ Folha de Búzios
No fim da tarde de quinta-feira (19), os moradores chegaram a fazer uma outra manifestação. Eles tentaram abrir a pista da RJ-106, Avenida José Bento Ribeiro Dantas, na curva do aeroporto de Búzios. Na expectativa de que assim a água acumulada nos bairros Baía Formosa, Capão e Cem Braças baixassem com saída pelo canal da Marina.


Manifestação também na quinta-feira
O prefeito André Granado, o engenheiro Paulo Abranches, o secretário de Ordem Pública Geraldo Borges, além dos vereadores Jefferson Gonçalves, Uriel Costa e Leandro Pereira, acompanharam os moradores tentando juntos chegarem a alguma solução. Segundo o prefeito de Búzios, o problema é que o bairro está abaixo do nível do mar e dos demais bairros da cidade. "Desta forma, a água escoa do São José e de Tucuns, mas acaba acumulando em Cem Braças, que será o último a ser esvaziado. Estamos trabalhando com bombas de alta potência, mas o volume de água foi muito grande. Em duas horas, choveu mais do que o previsto para o mês inteiro", disse o prefeito.


Carro caiu na vala na enchente de quarta-feira
Alternativas foram pensadas, como abrir uma vala de escoamento em um terreno entre o campo de golf da Marina e a Maria Farinha. Às 21 horas, não foi possível continuar com as escavações devido à pressão da água no local, que podia acarretar outros problemas maiores, mas uma barreira foi resolvida. Nesta sexta-feira, o prefeito está se deslocando até Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, para buscar bombas mais possantes, as mesmas usadas em enchentes da Baixada Fluminense.

Fonte de informação: Folha de Búzios/ Fotos: Bebeto Karolla e Zilma Cabral


O clima ficou tenso em Cem Braças




Nenhum comentário:

Postar um comentário