terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Moradores fecham a RJ-106 em protesto contra poluição do Rio Una

Manifestantes foram para a rua em Búzios
Foi preciso a população ir para a rua em protesto para que as autoridades prestassem mais atenção ao problema ambiental que está ocorrendo em Armação dos Búzios. O despejo de esgoto no Rio Una, que abastece não só a península, mas também o município de Cabo Frio, levou moradores a fechar a RJ-106, na principal entrada de Búzios. Indignados com a poluição do rio, moradores fecharam a estrada com pneus e atearam fogo. A manifestação aconteceu no fim da manhã desta terça-feira (10), na Praia Rasa. A Polícia Militar esteve no local para garantir que o protesto seguisse sem mais problemas ou violência. 

Agentes das secretarias de Meio Ambiente de Búzios e de Cabo Frio, além de militares do Ministério da Marinha e técnicos da concessionária Prolagos, fazem vistoria no Rio Una para descobrir a origem de uma mancha preta, com forte mau cheiro, que escureceu a Praia Rasa, em Búzios. 

Militares estão participando da vistoria porque o Rio Una corta uma área de tiro real do Ministério da Marinha, na divisa entre Cabo Frio e Búzios. Segundo o secretário de Meio Ambiente de Búzios, Carlos Alberto Muniz, a mancha preta não é resultado de despejo de esgoto, como se imaginava anteriormente.

— Ao que tudo indica, a poluição é produzida por resíduos de vinhoto. Já está descartada a hipótese de ser esgoto. Estamos subindo o Rio Una para descobrir a origem da poluição. Vamos investigar inclusive a região dos canaviais — disse Muniz.

A mancha preta cobre um trecho de 200 metros da Praia da Rasa. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também foi acionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário