segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Balanço Esportivo desta segunda-feira, dia 9 de dezembro


REBAIXADOS
Vasco e Fluminense acabaram mesmo rebaixados para a série B do Campeonato Brasileiro. Por motivos distintos, na minha avaliação, os dois clubes terminam o ano amargando o descenso.

A crise no Vasco é institucional e vem desde a época do outro rebaixamento, há cinco anos. Ainda que com um título nesse período – o da Copa do Brasil de 2011 – as dificuldades financeiras e a crise política resultaram em um elenco fraco, inseguro e que demonstrou suas limitações nos momentos mais importantes do campeonato. A goleada sofrida ontem para o Atlético Paranaense foi um resumo da campanha: 16 derrotas em 38 jogos, 61 gols sofridos (só quem levou mais gols foram Criciúma e Náutico).

O problema do Fluminense foram as escolhas ao longo da temporada. O time perdeu bons jogadores do elenco campeão em 2012, não teve uma reposição à altura e a diretoria perdeu o "timing" para mandar Abel Braga embora. Pior: trouxe Vanderlei Luxemburgo e o clima interno azedou de vez. Sem Fred na reta final, o caldo desandou de vez.

O rebaixamento de Vasco e Fluminense terá reflexos diretos no Campeonato Estadual. Se o Botafogo tiver a vaga confirmada na Libertadores, ele e Flamengo deixarão um pouco a competição local de lado para se prepararem para o torneio sul-americano. Ao contrário, Vasco e Flu já entram com a obrigação extra de tentarem o título estadual para, de alguma forma, dar uma alegria à torcida. No caso do time de São Januário, a pressão é ainda maior, já que o último título estadual foi em 2003.

SOBRE A BARBÁRIE EM JOINVILLE
As cenas lamentáveis no jogo entre Atlético Paranaense x Vasco ontem já correm mundo e assinalam que a violência voltou de vez para os estádios, sejam eles com ou sem padrão FIFA.

A violência nas arquibancadas não é uma exclusividade brasileira. A porrada come em jogos em vários lugares do mundo. Na Grécia e na Turquia, os clássicos nacionais, há anos, são disputados com torcida única, só do time da casa – e mesmo assim tem briga.
O que nos diferencia – para pior – é a certeza da impunidade. Fanáticos e Força Jovem se odeiam e já tinham marcado o confronto para o jogo de ontem. Todo mundo sabia – era só acompanhar perfis das organizadas nas redes sociais.

A briga aconteceu na chamada "zona neutra" do estádio – criada justamente para isolar uma torcida da outra. Quem foi praquele espaço queria brigar. E numa briga, quem não bate, apanha. E em briga de gangue, não tem um contra um, é um monte contra um monte.
Só as autoridades não sabiam. Pior: não podia ter polícia dentro do estádio. Experimenta marcar um Vasco x Flamengo sem torcida dentro do estádio.
A única certeza disso tudo é que o gorducho lá da barra de ferro não passa 15 dias preso...

DECISÃO DO ESTADUAL DE FUTSAL MUDA DE LOCAL
Reflexos do rebaixamento: preocupados com uma possível retaliação das torcidas, o Vasco não abriu as portas hoje. E a decisão do Estadual de futsal, que aconteceria amanhã em São Januário teve seu local alterado. Vasco/Corrêas x ADDP Cabo Frio acontece em Teresópolis, às 21h.

ADDP CABO FRIO PRONTA PARA A DECISÃO
Do lado de cá da final, tudo certo. O time treina hoje em dois períodos e amanhã faz apenas um ajuste antes da viagem. Não há contusão nem desfalque por suspensão. Time completo para encarar o Vasco/Corrêas e voltar de lá com a vitória.

CABOFRIENSE ANUNCIA REFORÇO
O meia Anderson, de 18 anos, chega ao Tricolor Praiano, vindo do Atlético Mineiro. A contratação é bancada pelo Banco BMG, parceiro da Cabofriense. O jovem chega com moral e já é uma das apostas da equipe pro Estadual.

MOTOCROSS EM SÃO PEDRO
Foto de Pierre Sampaio/ASCOM PMSPA
Com muita animação e adrenalina, São Pedro da Aldeia recebeu ontem a etapa final do Campeonato Carioca de Motocross. Cerca de 100 pilotos executaram manobras e protagonizaram grandes duelos pelo lugar mais alto do pódio. 
O evento, realizado no circuito montado na Pedreira Franciscone, no Campo Redondo, foi promovido pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Liga Esportiva de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro (Lemerj).

Nenhum comentário:

Postar um comentário