quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Maricá realiza 1ª Festa Literária a partir do dia 16



Do dia 16 a 31 de outubro, das 8h às 22h, Maricá sediará a sua primeira Festa Literária. Anunciada oficialmente na noite desta quarta-feira (09/10), na casa de festas Palladon, a Festa Literária de Maricá (FLIM) é uma realização da secretaria municipal de Educação em parceria com a Associação Brasileira do Livro (ABL). O evento, gratuito e aberto a toda a população, reunirá dezenas de expositores com obras literárias e didáticas das principais editoras do país na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Para estimular a leitura em papel entre os estudantes da rede municipal de ensino, a prefeitura distribuirá gratuitamente a todos os alunos 'vales-livros' no valor de R$ 30 cada – para que os estudantes possam comprar as obras de que mais gostarem durante o evento.

Além dos alunos, a distribuição de vales para aquisição de livros será estendida aos profissionais de ensino, beneficiando ao todo 17.653 pessoas. Professores, orientadores pedagógicos, diretores de escolas e todos os profissionais contratados pela secretaria municipal ou concursados da área receberão os subsídios, com valores de até R$ 200.

Pela parceria com a Associação Brasileira do Livro, a estrutura física caberá à entidade, que realiza feiras gratuitas desde 1957. A previsão é de que pelo menos 30 estandes serão montados e o cálculo de livros em exposição chegaria a quatro mil unidades em cada um. Já a prefeitura ficará responsável pela programação da Feira, além da segurança do evento. Além dos estandes, uma extensa lista de atrações vai movimentar a cidade, com apresentações culturais, exposições, oficinas, palestras e tardes de autógrafos com escritores, como Manoel Lago, autor do livro "Riacho Mágico"; João Nery, autor de "Resistência ao Biopoder"; e Alícia Leite, autora de "O Momento Nosso de cada Dia", dentre outros.

As atrações serão distribuídas entre a Casa de Cultura e a Casa Digital, que ficam na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, além da área ao ar livre na praça, onde ficarão os estandes. Confira a programação completa no link: http://www.marica.rj.gov.br/educacao/programacao_flim.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário